sábado, 9 de junho de 2007

O que é a Pão com Ovo?


A Pão Com Ovo Filmes é um coletivo independente de discussão, promoção e produção de cultura audiovisual. Fundado primeiramente em Santa Maria - RS, hoje ele conta com participantes localizados nas mais diferentes cidades do Brasil e do mundo.


A Pão Com Ovo Filmes é uma produtora independente composta por universitários e recém-formados de diferentes áreas. Entre publicitários, matemáticos, filósofos e jornalistas, todos têm em comum o amor pelo cinema. Criada em 2006, vem desde então, buscando através da experimentação, produzir obras diferenciadas e de alta qualidade, prezando sempre pela inovação e criatividade em suas produções. Caracteriza-se, principalmente, por trabalhar sobre a forma de “coletivo”, no qual independente da tarefa que cada um desempenhe, todos são creditados da mesma forma, sobre-saindo o grupo e não o individual. Ademais, a Pão com Ovo é uma das primeiras produtoras da Santa Maria a trabalhar com o registro Creative Communs, uma nova forma de licença sobre a propriedade intelectual.

Apesar da pouca idade, a Pão Com Ovo Filmes já obteve importantes conquistas. Em 2007 lançou seu primeiro trabalho o DVD DIÁLOGOS uma compilação de 3 documentários que conceituam e apresentam a atividade cineclubista no Brasil e no mundo. Um desses documentários (“O que é Cineclube?) foi participante de diversos festivais de cinema no Brasil, e em 2008 foi um dos 11 escolhidos para integrar o “DVD Estação Cinema – Curtas Santa-marienses Vol. 1”. O DVD DIÁLOGOS já conta com exibições em diversas partes do Brasil (São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Espírito Santo) e também vários países (México, Argentina, Paraguai, Portugal, Itália, Espanha e Cazaquistão).

Atualmente a produtora gerencia um importante blog sobre cinema (www.paocomovo.net), o qual conta com informações, resenhas, divulgação de festivais, dicas de curta, entre outros assuntos que venham interessar os fãs de cinema. Com relação a produção audiovisual, a Pão Com Ovo Filmes está desenvolvendo dois projetos de animação “nós, o pistoleiro, não devemos ter piedade”, baseado num conto do escritor gaúcho Moacyr Scliar, e “A Lenda do Menino Invisível”, inspirado no livro do ilustrador santa-mariense Elias Monteiro.