quinta-feira, 29 de maio de 2008

Michel Gondry

Sou fã do diretor Michel Gondry e a tempos queria escrever alguma coisa sobre ele aqui no blog. Francês, nascido em Versailles, Gondry é conhecido por dirigir a maioria dos clipes com uma proposta diferente e com uma ousadia tanto técnica como estética. Exemplos disso são encontrados nas produções feitas para artistas como Björk, Chemical Brothers (olhe também o making of desse clipe), White Stripes, Daft Punk, Beck, Radiohead *. Contudo o diretor só foi ganhar o reconhecimento do público quando se uniu a outro gênio, o roteirista Charlie Kaufman, e com ele criou o fantástico "Brilho eterno de uma mente sem lembranças”. Com Kaufman já havia feito outro ótimo filme: “Natureza Humana”, o qual é pouco conhecido aqui no Brasil mas já possui um versão em DVD.

Em todos esses, tanto filmes como clipes, o que marca é o seu estilo ousado e criativo com planos-seqüências inovadores e truques direto na câmera (sem efeitos-especiais). Além disso, como disse o pessoal do curtablog, o que mais chama mais atenção na obra de Gondry é a sua capacidade de transformar situações completamente absurdas, que deveriam soar esdrúxulas, em poesia verdadeira.

Prova maior disso está nas suas novas produções. O primeiro é "Be Kind Rewind", comédia que traz Jack Black e Mos Def, os quais, após apagar acidentalmente as fitas de uma locadora, passam a recriar de forma caseira os filmes destruídos, entre eles estão "Robocop", "Os Caça-Fantasmas" e “Conduzindo Miss Daisy”. Há também o recém-filmado "Tôkyô!", longa-metragem em episódios cujo de Gondry (“Interior Design”) aborda a estória de uma garota que se transforma em uma cadeira. E por fim o próximo filme do diretor, intitulado: "The Return of the Ice Kings", esse trata sobre garotos que inventam uma espécie de água sinestésica, a qual quem bebe começa a ouvir música.

Para quem quiser saber mais sobre o diretor e sobre sua obra segue uma lista de sites sobre ele
Site oficial: http://www.michelgondry.com
wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Michel_Gondry
ótima entrevista para a folha:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u367481.shtml
wikipedia da banda de Gondry (Oui Oui): http://en.wikipedia.org/wiki/Oui_Oui



Todos os curta-metregens de Michel Gondry ( por ordem cronológica):


la lettre




tiny



Three Dead People



Pecan Pie




Drumb and Drumber





* - o links das bandas são direto para os clipes criados por Gondry

Nenhum comentário: