domingo, 3 de agosto de 2008

David Lynch em Porto Alegre


Sim é isso mesmo, no último dia 30 a organização do curso de altos estudos Fronteiras do Pensamento Copesul Braskem confirmou a presença do diretor americano no evento. A palestra ocorrerá dia 10 de agosto no salão de atos da UFGRS a partir das 19h30min e vai contar com a participação especial do músico, ator e compositor britânico Donovan Leitch. Mais informações no site do Fronteiras do Pensamento. Segue abaixo uma matéria retirada do site da Fundacine.

Cineasta David Lynch faz palestra em Porto Alegre
Presença do diretor norte-americano está confirmada para o dia 10 de agosto no curso de altos estudos Fronteiras do Pensamento Copesul Braskem.
(1º/08/2008)

A organização do curso de altos estudos Fronteiras do Pensamento Copesul Braskem anunciou no último dia 30 a presença do cineasta norte-americano David Lynch em um dos seminários do evento. A palestra será realizada, excepcionalmente, no dia 10 de agosto, a partir das 19h30min, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e vai contar com a presença do participação especial do músico, ator e compositor britânico Donovan Leitch.

Diretor de clássicos do cinema como O Homem Elefante, Veludo Azul, A Estrada Perdida, Império dos Sonhos, entre outros, Lynch vem a Porto Alegre para falar sobre sobre três temas: seus filmes, seu novo livro e a fundação criada por ele.

Em Aguas profundas: criatividade e meditação, livro lançado pela editora Gryphus, Lynch revela o seu segredo para sua peculiar forma de criação cinematográfica: a prática continuada, ao longo de 33 anos, do programa de meditação transcendental.

"Para mim tem sido o modo de mergulhar mais profundamente em busca do peixe grande”, diz Lynch, partindo da metáfora do tipo de peixe que se consegue na superfície e na profundidade do mar. Na viagem de pouco mais de 10 dias pelo Brasil, Lynch visitará São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte para lançar seu livro e falar sobre a Fundação David Lynch, voltada à educação com base na consciência e à paz mundial. A fundação promove programas de meditação transcendental em escolas a milhares de alunos nos EUA, na América Latina e na África.

Considerado um dos grandes nomes do cinema cult contemporâneo, Lynch é também fotógrafo, pintor, escultor e compositor. Por sua criação cinematográfica, recebeu três indicações ao Oscar, na categoria de Melhor Diretor, por O Homem Elefante, Veludo Azul e Cidade dos Sonhos (2001). Em Cannes, recebeu em 1990 a Palma de Ouro pelo filme Coração Selvagem e o prêmio de melhor diretor em 2001 pelo filme Cidade de Sonhos. Também ganhou o Leão de Ouro em Veneza (2006) pelo conjunto da sua obra.

Nascido em 1946, em Glasgow, Escócia, o músico Donovan Leitch desenvolveu um estilo eclético e bem-sucedido, que incorporava folk, jazz, pop, psicodelismo e world music. Tornou-se um dos mais famosos e populares artistas britânicos de sua época, produzindo uma série de sucessos entre 1966 e 1970. Amigo próximo dos Beatles, foi um dos poucos a colaborar com as músicas da banda, contribuindo na letra de Yellow Submarine. Nos últimos cinco anos, o Donovan Leitch concluiu o álbum Beat Café; uma nova caixa de CDs, Try for the Sun: The Journey of Donovan; e um livro, The Autobiography of Donovan: The Hurdy Gurdy Man (Arrow Books). É responsável pela parte musical da Fundação Lynch e vem acompanhando o cineasta na divulgação da instituição. Ele fará algumas apresentações durante a conferência de Lynch no Fronteiras do Pensamento Copesul Braskem.

3 comentários:

Daniel disse...

A palestra custa R$100 e são vendidos somente 25 ingressos (para quem não é aluno do fronteiras).

Amarello disse...

será que já esgotou? haha!
a inveja é uma merda!

Daniel disse...

As inscrições "normais" do fronteiras esgotaram há um tempão, mas no dia eles liberam mais 25 ingressos a partir das 18:00.
A palestra começa as 19:30.