domingo, 31 de agosto de 2008

Entre Sonhos e Frustações: "O Banheiro do Papa"

Finalmente, depois de uma leva gigantesca de blockbusters o cinema de Santa Maria traz um filme descente para o público da cidade, tudo bem que o lançamento nacional foi em março desse ano, mas “O Banheiro do Papa" é um filme tão interessante que mesmo com essa demora, a sessão ainda vale muito a pena. Dirigido por Enrique Fernández e César Charlone – esse último conhecido por ter sido diretor dos filmes de Fernando Meirelles entre eles o já citado Blindness – o filme é inspirado na visita ocorrida em 1988 do Papa João Paulo II ao Uruguai. A estória trata sobre Beto (César Trancoso), um contrabandista que vive em Melo, uma cidade uruguaia próxima da fronteira brasileira. Todos os dias ele viaja até o Brasil em sua bicicleta com a finalidade de trazer muamba para sua cidade natal, seu sonho é comprar uma moto para facilitar a suas viagens, com a visita do Papa a sua cidade ele vê uma possibilidade de ganhar algum dinheiro.
“O Banheiro do Papa" é uma película sobre sonhar, sobre acreditar na possibilidade de transformação. Numa cidade pobre como a Melo mostrada no filme, a população vê na visita do Papa o momento para a mudança na situação social em que vive, investindo tudo o que tem na recepção do Pontífice. Para César Charlone, o filme é “contra as ilusões, mas é um filme a favor de sonhar. Os que sonham e os que têm um sonho acabam realizando não talvez este sonho, mas algo.”.
O filme também chama a atenção pela relação de amizade entre Beto e Valvulina (Mario Silva), outro contrabandista que acompanha Beto em sua travessia diaria de 120 km até o Brasil e fugindo dos oficiais da fronteira. Fica aqui a dica, não sei se ele ainda está passando em outras cidades, mas se estiver e você não viu, não perca essa oportunidade.

No Brasil o filme é distruibuido pela O2 e tem um site em português. Para acessá-lo clique aqui

Abaixo o Trailer do Filme.

O Banheiro do Papa - trailer



Título Original: El Baño del Papa
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 97 minutos
Ano de Lançamento (Brasil / Uruguai / França): 2007
Estúdio: O2 Filmes / Laroux Cine / Chaya Films
Distribuição:
Direção: César Charlone e Enrique Fernández
Roteiro: César Charlone e Enrique Fernández
Produção: Elena Roux
Música: Luciano Supervielle e Gabriel Casacuberta
Fotografia: César Charlone
Direção de Arte: Ines Olmedo
Figurino: Alejandra Rosasco
Edição: Gustavo Giani

Um comentário:

marcelo engster disse...

bah, to muito afim de ver esse filme