segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Santa Maria Vídeo e Cinema divulga seus homenageados e as obras selecionados para a edição 2008

A sétima edição do Santa Maria Vídeo e Cinema acontece de 17 a 22 de novembro de 2008 e faz parte das comemorações dos 150 anos de aniversário da cidade. O tema do festival desse ano é: “Celebrando a Sétima Arte nos 150 anos de Santa Maria”.

A Comissão convidada para selecionar as obras que participarão das Mostras Competitiva Nacional e de Santa Maria e Região, em 2008, trabalhou exaustivamente nos últimos 4 dias. Das 325 obras de curta-metragem inscritas para essa edição, 263 foram enviadas para Santa Maria para avaliação do Júri de Seleção. Compuseram a Comissão de Seleção: Guilherme Castro: diretor e roteirista; Jair Giacomini, diretor, roteirista e Maurício Canterle, editor e diretor.

Das obras inscritas, 37 foram selecionadas para a Mostra Nacional Competitiva e 11 trabalhos para a Mostra Competitiva de Santa Maria e Região.

Mais uma vez a Comissão Organizadora do festival destaca o grande número de inscritos e a consolidação do festival no país. O Coordenador Geral do festival, Luiz Alberto Cassol, salienta que “o festival está sempre em busca de seus objetivos, ser um encontro plural e independente e que valorize o debate e a exibição, democratizando, cada vez mais, o acesso do público ao audiovisual”.

Uma das grandes novidades desse ano é que as Mostras Competitivas além do Theatro Treze de Maio serão exibidas, paralelamente, em bairros de Santa Maria com urnas a disposição do público para o voto do Júri Popular. Esse ano o festival também abre espaço para curtas na internet. A partir de outubro serão abertas inscrições para produções de até 02 minutos que terão uma mostra exclusiva na internet, no site do Santa Maria Vídeo e Cinema.

O festival desde sua primeira edição, presta homenagem para pessoas que contribuíram de forma destacada para o cinema e o audiovisual no Brasil e em Santa Maria. Em 2008 o homenageado nacional será o cineasta e montador Giba Assis Brasil.

Diretor, roteirista e montador, foi um dos fundadores da produtora Casa de Cinema de Porto Alegre, em 1987. Em 1981 dirigiu com Nelson Nadotti o longa-metragem Deu pra ti anos 70, e, em 1983, com Carlos Gerbase, dirigiu Verdes anos, longa-metragem em parceria com Carlos Gerbase.

Foi roteirista de curtas como O dia em que Dorival encarou a guarda e Barbosa, ambos de Jorge Furtado. Realizou curtas e séries para a televisão. Trabalha na montagem da maioria dos filmes do cineasta Jorge Furtado, entre eles: Ilha das Flores, de 1989, Houve uma vez dois verões, de 2002, O homem que copiava, de 2003, Meu tio matou uma cara de 2004 e Saneamento básico, o filme, de 2007. Montou ainda os três últimos longas de Carlos Gerbase, Tolerância de 2000 e Sal de Prata de 2005, e 3 Efes de 2007. Foi presidente da FUNDACINE – Fundação de Cinema RS. Foi fundador da APTC/ABD RS – Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul.

É professor do curso de comunicação da UFRGS e no curso de realização audiovisual da Unisinos.


O homenageado santa-mariense será o teatrólogo e ator Pedro Freire Júnior, falecido recentemente.

Pedro Freire Jr. foi teatrólogo e ator. Realizou a montagem de 1OO espetáculos teatrais, tendo sido premiado inúmeras vezes. Entre seus prêmios estão “melhor ator amador do Brasil”, por duas vezes consecutivas; prêmio Bertold Brecht de “melhor diretor teatral do RS” e o prêmio de diretor do “Melhor espetáculo” no Festival Nacional de Pelotas.
Foi fundador do Grupo Presença. Atuou como âncora de programas, em emissoras de rádio de Santa Maria, sempre destacando as questões culturais da cidade.

Nos anos 70 produziu filmes na película Super-8 e integrou o Grupo de Cinema do Centro Cultural de Santa Maria. Nos últimos anos atuou e dirigiu curtas-metragens em parceria com Luis Carlos Grassi. Pedro Freire Jr. Foi gerente dos cinemas Cupello, em Santa Maria. Atuou no longa-metragem “Manhã Transfigurada”, de Sergio Assis Brasil.

Em 2006, quando da homenagem do Santa Maria Vídeo e Cinema a seu grade amigo, Luis Carlos Grassi, e ao grupo de Cinema do Centro de Cultura, subiu ao palco do Theatro Treze de Maio, para reencontrar a turma de amigos que produzia vários filmes na década de 70.

Infelizmente, Pedro Freire Jr. faleceu, em dezembro de 2007, mas seu legado e sua contribuição para a cultura, especialmente ao teatro e ao cinema de Santa Maria, será sempre lembrada e celebrada.


Para ver os Selecionados da Mostra Competitiva Nacional 2008 e da Mostra Competitiva de Santa Maria do SMVC clique aqui



Nenhum comentário: