segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Wall-E (2008)

Sensacional como a Pixar e o diretor Andrew Stanton conseguiram com que um filme sem fala nos primeiros 10 a 20 minutos ser tão impressionante quanto os filmes de Chaplin. As primeiras cenas do filme nas quais mostram a Terra abandonada coberta de lixo e apenas um robozinho fazendo seu trabalho, que é o de recolher o lixo, é impressionante. Lembram as cenas do deserto de "Onde os fracos não tem Vez", e sabe por quê? Porque é o mesmo diretor de fotografia. Uma animação digna da Pixar e dos grandes clássicos da Disney.
Wall-E inspirado na lamparida da logo da própria Pixar e Eve a robozinha que vem a procura de algo secreto na Terra foi desenvolvida inspirada nos produtos da Apple, tanto que o designer da empresa foi consultado. Referências e boas referências não faltam, principalmente a diversos clássicos da ficção-científica que se tornaram belas homenagens e não cópias descaradas.
Com uma história e persoangens cativante que arrancou no cinema vários AAAAAAHHH! OOOHHH!
Wall-E e Eve são um casal que se tornaram históricos no cinema e o simples ato de juntar as mãos ganhou um romantismo do mesmo patamar da cena do macarrão de a Dama e o Vagabundo. O ato de Wall-E colecionar objetos que ele acha durante o seu trabalho tentam retratar o que realmente importava na humanidade. Entre os objetos, estão um cubo mágico, um aparelho de VHS e uma fita de seu filme favorito Hello, Dolly!
Wall-E é um marco na animação pois mostra que não é apenas o visual 3D que importa, e sim, a história que apenas se utilizou desse recurso para ser contada. Um romance digno de contos de fadas só que com robôs.

Wall-E é a sigla de Waste Allocation Load Lifters - Earth ("Levantadores de Cargas Desnecessárias da Terra") e EVE é a sigla de Examinadora de Vegetação Alienígena.

trailers

3 comentários:

marcelo engster disse...

to curioso pra ver esse filme, uma animação estadunidense de mercado para adultos, algo realmente raro. E todos os teasers e trailers são excelentes.
A única coisa que não conseguem me convencer é de que o Walle não é cópia do Johnny Five, o robo do filme "Um robo em curto circuito", aquele que morre mexendo a "sobrancelha", hehe.
Pra quem não lembra:
http://i6.photobucket.com/albums/y215/cortneyhead/johnny5isalive.jpg

e

http://blog.makezine.com/186494795_3f172edd4e_o.jpg

Bruno Ilha Cirolini disse...

ehue ele tb me lembra ..a 1a vez q eu vi axei q fosse mais filme dele ehehhe.

mas eu tava lendo o diretor escolheu akele tipo de olhos-binóculos pq eles conseguem expressar emoções sem precisar do resto do rosto.

marcelo engster disse...

o diretor, provavelmente, escolheu esse tipo de olhos-binóculos pq ele já tinha a referência que isso funcionava muito bem para expressar emoções... hehehe