sexta-feira, 10 de outubro de 2008

HQs no cinema

Depois do Batman Dark Knight, o Mundo dos Quadrinhos continua a gerar grandes expectativas no cinema. Em Janeiro de 2009 aqui no Brasil, Frank Miller (Sin City) vem com outra produção: The Spirit, adaptação das HQ de Will Eisner. O visual é o mesmo de Sin City se o filme for tão bom quanto Sin City tudo bem, senão vai ficar marcado como o filme que tentou parecer Sin City. Destauqe mesmo para Eva Mendes de toalhinha, podem conferir no trailer abaixo, e pra Scarlet Johansson. O filme também conta com o: como diz o Chris Griffin: "Samuel L. Jackson tá em todas".

Em maio de 2009 será lançado também Watchmen que promete ser um dos maiores blockbusters do ano. O estouro de bilheteria é tido como certo e a sua continuação já é planejada. Watchmen promete mudar a forma de construção e de edição das lutas, retratadas como violentas, mas como obras primas de movimento e sincronismo.

_________________________

Outros lançamentos ou expeculações de HQs para o cinema - por Kadu do Com Limão

- Super-Homem: mesmo com um fiasco cinematográfico no currículo, é obvio que o maior ícone da DC vai voltar com um filme até 2011. Não espere romance com a Louis: os produtores já avisaram que a temática terrorista, sombria e totalmente eficaz que vimos este ano com Batman vai tomar conta do enredo do Homem de Aço. Brainiac e Bizarro, conto (e torço) com a presença de vocês!

- Homem-Aranha: pouco se sabe sobre o novo – e aguardado – filme do aracnídeo responsável pela retomada do gosto de Hollywood pelo universo das HQs. Com o mesmo elenco sendo confirmado aos poucos, uma aposta é a presença do Homem-Lagarto como próximo vilão central (seria show de bola!)

- Mulher-Maravilha: deveria ter seu nome trocado para Mulher-Paciência, já que enrolaram essa moça demais e ainda continuam enrolando. O obstáculo jamais comentado, mas muito claro, é a questão dos filmes protagonizados por mulheres não garantirem sucesso de bilheterias, como a Mulher Gato e Elektra. O que é preciso colocar na balança é que, ao contrário da justiceira da Marvel e da paga pau do Batman, a Wonder Woman é um ícone do feminismo e tem tudo para trazer a mulherada para o cinema. Mas nada como Sex and the city, por favor!

- Flash: por enquanto, o grande herói tem boas perspectivas apenas nas HQs. No cinema, ele está mais frio que o Homem de Gelo, embora seja uma alternativa a ser considerada pela DC para lançamento até 2011. Deixa o Flash correr nas telas!

- Thor: com estréia prevista para 2010, o deus de Asgard promete trazer um roteiro focado, obviamente, em sua origem. Quero muito ver um vilão do naipe do Loki e torço para que a linguagem cinematográfica não siga a pegada de 300 (não que 300 tenha sido um filme ruim, mas há diversas outras formas de abordar a mitologia do Thor sem recorrer à linguagem épica que já foi tanto explorada em filmes que o antecede).

- Wolverine: previsto para estrear em maio de 2009, o mutante mais cool dos X-Men vai ter sua origem contada e será o anfitrião de participações de outros ilustres personagens, como a sedutora Raposa Prateada e o celebre Gambit (aeee!)

- Lanterna Verde: É a chance da DC na luta contra as poderosas adaptações da Marvel que vem por aí. É uma homenagem que o Lanterna merece e representa a concretização do sonho dos seus fãs. Projetos pilotos indicam um filme de origem contando a história da transformação de Hal Jordan no Gladiador Esmeralda, além de apresentar a Tropa dos Lanternas. Bem que poderia fazer um paralelo com a desmoralização ditatorial do Sinestro enquanto membro da tropa, transformando-o no arquétipo malfeitor e defensor do medo como forma de controle. Mas é melhor irmos com calma, enquanto tudo é boataria futebol clube.

- Capitão América: as citações feitas ao supersoldado no filme do Homem de Ferro fazem uma parte de uma estratégia inteligentíssima que criou todo um clima de expectativa. Uma série de atores foi apontada para viver o ícone dos quadrinhos, mas nenhum nome ainda é oficial. Porém, 2011 é o ano do Capitão: ele vai detonar as telas no filme solo (em maio) e depois participará dos Vingadores (em julho). Eu prometo entrar no cinema de joelhos se isso acontecer!

- Homem de Ferro: esta seqüência é mais que certa: será lançada em maio de 2010 e, entre outros aspectos, vai mostrar as conseqüências da exposição de Tony Stark em assumir ser o Homem de Ferro e abordará a inclinação do herói para a bebida. O vilão da vez? Essa você e todo o planeta já devem saber: o Mandarim vem com tudo para cima do pudim de pinga enlatado.

- Demolidor: a crítica malhou o primeiro filme do Homem Sem Medo, embora sua linguagem de videoclipe é uma forma surpreendente de retratar a mente conturbada do Matt Murdock. Em tempos de retomada de imagem de heróis dados como fiasco no passado – vide Batman e Hulk que deram a volta por cima – tudo indica que a continuação do Demolidor tem tudo para virar. E assim seja. All I want is justice!

- Batman: frisson nas telonas, o sucesso do Cavaleiro de Trevas garante brevemente mais uma aventura do Homem-Morcego e a escolha dos vilões giram em torno de nomes como Mulher-Gato, Charada, Pingüim e o próprio Coringa. Depois da interpretação do Heath Ledger, Batman vai precisar de um ator muito, mas muito bom e um vilão incomparável para conseguir superar o Palhaço do Crime, no filme de 2008.

- Homem-Formiga: rumores cercam a possibilidade desta adaptação, frente ao relevante papel do herói com poderes de encolhimento nas HQs dos Vingadores. Mas até agora, nada é confirmado e a possibilidade de ser um fiasco nas telas não foi descartada por Hollywood. Boa sorte para o diretor que topar o desafio.

- Os Vingadores: é considerado o Grande Filme de 2011 – o que justifica a correria da DC em escolher corretamente e produzir algo que possa competir à altura – e até agora tem apenas a escalação heróica confirmada de Homem de Ferro, Hulk, Thor, Capitão América e Homem-Formiga. O Doutor Destino já foi descartado como vilão principal. A idéia é trazer um vilão que possa ser detido apenas com a união de forças da equipe vingadora. Se o Destino não é tão fucker assim, quem seria?

_________________________________

Quero saber o que Marcelo tem a comentar ou a postar sobre isso?

Trailers


The Spirit


Watchmen


A Origen: Wolverine
movie trailers and clips

Um comentário:

marcelo engster disse...

Primeiro, não é o filme do Spirit que tá tentando parecer Sin City, mas sim o Frank Miller que está tentando dar uma cara de Sin City ao Spirit. Acho que não combina, é besteira da cabeça do Miller. Mesmo assim, estou curioso.

Quanto à Watchmen (considerada, inclusive por mim, a melhor HQ de super heróis de todos os tempos), apesar da cara feia do Alan Moore (o autor da obra, que odeia a indústria de hollywood) o filme tá prometendo muito e tem recebido ótimas críticas. Agora, fazer continuação? Continuar o que? A obra acaba ali, não tem mais o que fazer... A mesma coisa estão querendo fazer com 300, e o pessoal já anda especulando, só sendo filme de zumbi mesmo...

Agora Thor e Lanterna Verde, se ainda não tem diretores, deixa pra mim. Só heróis com ótimas histórias e com um baita universo a ser explorado.

Também me ofereço para dirigir os longas do Monstro do Pântano e do Lobo, hehe...