sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Off Side (2006)

Mais uma boa dica do camarada Yerko Herrera do blog Outro Cine. Mais um dos vários filmes que estão sendo feitos com a temática da guerra entre judeus e palestinos.

Paz... Palavra embutida no tradicional desejo de virada de ano. Conceito distante da Faixa de Gaza. Infelizmente a paz não funciona como o virar da página de calendário, tampouco como a mudança de horas do relógio, não se altera só com desejos ou convenções. Ela vem com o tempo, mas não somente dele, deve estar aliada a posturas e atitudes. O excelente curta-metragem Offside mostra o encontro de jovens soldados em lados opostos, na zona de segurança que separa o Estado de Israel da Autoridade Palestina. Somente algo os manterá unidos, de forma subjetiva, durante alguns minutos: o futebol. Não diferente do que pretendia o presidente Lula quando enviou a Seleção Brasileira pra jogar futebol e promover a paz no Haiti, são os jogadores brasileiros que no filme mantém palestinos e israelenses unidos num breve intervalo. A transmissão de um jogo da Copa do Mundo, que se ouve num rádio a pilha, prende a atenção de ambos os lados. No entanto, qualquer coisa pode acirrar os ânimos. Offside é o segundo curta da trilogia dos diretores israelenses Guy Nattiv e Erez Tadmor. Yerko Herrera


Off Side



Sinopse:Quatro soldados, em lados opostos da cerca imposta por um conflito no Oriente Médio, partilham um momento de unidade, ao longo de uma emocionante transmissão de futebol.
Gênero: Ficção
Diretor: Erez Tadmor / Guy Nattiv
Ano: 2006
Duração: 5'20''
Bitola: 35 mm
País: Israel

Nenhum comentário: