sexta-feira, 20 de março de 2009

Curtas Fronteiras do Pensamento - Lynch e Wanders


O “Fronteiras do Pensamento” é um dos mais importantes eventos que ocorrem em Porto Alegre. Durante o ano, o curso traz grandes nomes de diferentes áreas do conhecimento. Entre essas, o cinema é um dos pontos chaves. O “Fronteiras” já trouxe a capital gaúcha importantes diretores como Win Wanders e David Lynch.

O mais bacana de tudo é que a vinda desses artistas não ficou só na palestra e incentivou a produção de outras obras. Win Wanders foi convidado por Gustavo Spolidoro a dar um depoimento, 16 anos depois do seu “Quarto 666” (1982), longa em que Wanders entrevistou diversos diretores no festival de Cannes, questionando-os sobre o futuro do cinema. Pois, Gustavo e Alfredo Barros (outro diretor do filme) fazem Wanders revisitar a sua obra e também os pensamentos que tomavam os diretores daquela época. Pra quem faz ou simplesmente gosta de cinema, esse é um baita curta. Vale também procurar o longa original de Wanders.

De Volta ao Quarto 666 (2008)
Dir. Gustavo Spolidoro e Alfredo Barros



Outro curta gerado a partir do “Fronteiras” foi “Passageiro Obscuro” de Davi de Oliveira Pinheiro. Na qual Lynch faz uma participação especial. O curta trata sobre um detetive que entra em um vagão de trem onde encontra diferentes manifestações de uma força que assombra o lugar. Piração ao melhor estilo de Lynch.

Passageiro Obscuro (2008)
Dir. Davi de Oliveira Pinheiro


Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom!