quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Deixa Ela Entrar | Finalmente um filme original de vampiros

A onda do momento é vampiro! Cinema, literatura, revistas e tudo mais que se pode explorar está em alta, impulsionado pelo sucesso Crepúsculo. Se antigamente livro de auto-ajuda deu muito grana aos seus autores e aproveitadores, agora é a hora de aproveitar e escrever a sua história vampiresca e colocar na livraria.

No cinema o gênero vampiresco teve alguns clássicos como os Dráculas, Nosferatu, Entrevista com Vampiro e, claro, Garotos Perdidos entre outros. Mas, eis que no meio de tantas novas produções do gênero cheias de clichês e ares de 'Malhação' surge um filme sueco pra honrar os vampiros. Deixa Ela Entrar (2008) é um filme que não se utiliza da estética apavorante, dos dentes grandes, das maquiagens e de figurinos fashions e de sobretudos comuns nos vampiros hollywoodianos. O filme se passa no frio, nevado e branco interior de Estocolmo. E conta a história do solitário menino Oskar, de 12 anos, tímido e franzino que apanha de seus colegas de escola. Mas que vive ensaiando o momento da sua vingança, mas nunca tem coragem para fazê-la. Até que numa noite em que passava o tempo no pátio nevado de seu prédio ele conhece Eli uma menina, ou melhor vampira, que tem "mais ou menos 12 anos há muito tempo" que acaba de se mudar para o apartamento ao lado do seu juntamente com um senhor que imaginamos ser seu pai. Ambos acabam ficando amigos e com a chegada da menina alguns assassinatos ocorrem na região.

O filme aborda a relação entre o menino fraco que não tem amigos não sabe se defender com a menina-vampira solitária que só pode sair a noite e que tenta se sentir mais humana. O filme tenta nos colocar na situação da menina que precisa matar para saciar sua sede de sangue e no papel de um 'pai' que mataria e escorreria o sangue das vítimas para conseguir alimento para sua filha. O legal é que as 'verdades' sobre os vampiros estão presentes de forma muito sútil e que nos faz imaginar que possa ser real como: só podem sair a noite porque o sol os queima, que eles tem superforça e de que eles jamais devem entrar numa casa sem serem convidados. Esta última inspira o título do filme e que tem uma cena excelente que mostra muito bem o porquê dessa verdade.

O filme não é daqueles de dar sustos e ter medo mas te deixa tenso e perturbado em algumas partes. O diretor Tomas Alfredson com uma narrativa sem excessos consegue passar, com alguns planos e detalhes, sensações muito bacanas como a da perda, com um simples suor da mão que se apaga no vidro. A combinação já utilizada (quem não se lembra do O Iluminado) neve+branco+frio transmite a sensação de suspense permanente. O figurino e o visual dos cabelos loiros e lisos de Oskar e os pés desfalços e unhas e boca sujas de Eli completam o clima. Por fim, não posso esquecer de dizer que a cena clímax da piscina é, com certeza, uma das melhores do gênero no cinema.

Deixa Ela Entrar é uma boa pedida aos fãs do cinema em geral. Mas pra quem é fã de vampiro é obrigação. E pra quem gosta da saga Crepúsculo é uma boa pedida também.



FICHA TÉCNICA
Título: Deixa ela entrar
Título Original: Låt Den Rätte Komma In/ Let The Right One In
Diretor: Tomas Alfredson
Elenco: Kåre Hedebrant, Lina Leandersson, Per Ragnar, Henrik Dahl, Karin Bergquist, Peter Carlberg, Ika Nord.
Produção: Carl Molinder, John Nordling
Roteiro: John Ajvide Lindqvist
Fotografia: Hoyte Van Hoytema
Duração: 114 min.
Ano: 2008
País: Suécia
Gênero: Terror