segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A GRUTA | o filme-jogo

É noite. A garota está sozinha na casa da fazenda. Ela ouve um barulho na janela.

A) Ver quem é.

B) Abrir a porta e fugir pelo mato.

Depois de ser destaque nos festivais de cinema do Rio, Brasília, Belo Horizonte e no Cine Fantasy (SP), o filme interativo A GRUTA acaba de ser lançado no youtube. Agora mais pessoas poderão assistir à inovadora trama criada para o formato DVD que foi um sucesso nas salas de cinema. No youtube o público terá mais de 40 opções de interatividade e 11 finais possíveis para a história. E o espectador pode escolher, já no começo do filme, se quer assisti-lo na perspectiva do personagem Tomás ou da mocinha, Luiza.

SINOPSE

O suspense interativo A Gruta conta a história de Luiza (Poliana Pieratti) e Tomás (Carlos Henrique), um jovem casal que decide passar uns dias na fazenda da família da garota, onde mora o caseiro Tião (André Deca). A harmonia acaba quando eles encontram um filhote de porco na gruta da fazenda.

A ARTE IMITA A VIDA

A Gruta traz referências do clássico O Massacre da Serra Elétrica (1974). A escolha do elenco, do figurino e dos cenários seguiu esse critério. Mas o filme brasiliense não foi inspirado no caso verídico que chocou os norte-americanos nos anos 70, e sim no caso real que estarreceu o Distrito Federal em 2004, quando um caseiro assassinou os patrões na Vargem Bonita (DF), alegando que o casal de velhinhos para quem trabalhava estava "possuído".

O cenário do filme, a Gruta da Lapa, que fica a 70 quilômetros de Brasília, é um sítio arqueológico constantemente visitado por estudiosos que pesquisam a origem de suas inscrições rupestres. Durante os anos 70 e 80, o local virou uma espécie de igreja ao ar livre, com altar e até confessionário. Permanecem intocados os pertences dos fiéis que visitaram o local, como oferendas, dinheiro e réplicas de partes do corpo humano em gesso.

Filipe Gontijo (diretor)

Filipe Gontijo teve sua estréia no Festival de Cinema de Brasília em 2006, quando conquistou o prêmio de melhor diretor pelo curta-metragem A Volta do Candango. É um dos fundadores da TV Universitária de Brasília (UnBTV) e atualmente trabalha com roteiro e direção de videoclipes e comerciais.

Durante o Festival de Cinema do Rio o diretor brasiliense participou de uma mesa redonda sobre a relação entre videogames e cinema. A mesa composta por Filipe e representantes da DREAM WORKS e da UBISOFT trouxe novas idéias para o roteiro do próximo filme-jogo, que será desenvolvido a partir de fevereiro com o apoio da Secretaria de Cultura do DF. Mais informações no blog: www.blog.filme-jogo.com


Direção: Filipe Gontijo.

Site oficial: www.filmejogo.com.br