segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Super 8 (2011)


Quando a logo da Amblin surge na tela, com a clássica cena da bicicleta na lua de E.T. a sensação de nostalgia e dos bons tempos da sessão da tarde invadem sua mente se você tiver 20 e poucos anos.

Fazia tempo que não surgia um filme bom de aventura protagonizado por crianças no mundo real, e não em mundos mágicos e de fantasia como (os ótimos) Harry Potter e (os fracos) Nárnia.

E Super 8 não decepciona. Ele faz jus aos grandes clássicos de Steven Spielberg que nos encantaram e marcaram nossas infâncias como E.T., Goonies e Conta Comigo (os 2 últimos como produtor). O grupo de crianças cineastas que está apenas tentando terminar seu filme de zumbi e se vê testemunha de um acidente de trem - efeitos especiais incríveis e grandiosos - lembra e muito o grupo de amigos de Goonies.

Em tempos de filmes de ação e aventura que se justificam apenas pelos efeitos especiais, Super 8 prova que um bom filme de aventura pode sim contar uma boa história de mistério, com toque de humor, drama, sci-fi e ação.


O filme que fez de tudo pra guardar segredo sobre o monstro e o próprio roteiro antes de sua estreia - característica do diretor J.J. Abrams (produtor de Lost) - é justificada. Quanto menos você saber sobre o filme melhor é a sua experiência ao assisti-lo. Destaque também para a atuação da gurizada do filme, de botar no chinelo qualquer atorzinho-galã de novela das 9 , em especial pra Ellen Fanning (Um lugar Qualquer) a irmã da Dakota.

OBS: Por favor, seja paciente e espere um pouco antes de levantar da cadeira do cinema quando acabar o filme. Vai valer esperar um pouco e conferir "O Caso".


Sinopse:
Joe Lamb (Joel Courtney) perdeu a mãe há pouco tempo, o que fez com que seu relacionamento com o pai (Kyle Chandler), um policial dedicado que não sabe como se comportar com o filho, se deteriorasse. Fã de cinema e estudioso de maquiagem, ele se diverte ao lado dos amigos Charles (Riley Griffiths), Martin (Gabriel Basso) e Cary (Ryan Lee) ao tentar rodar um filme caseiro para participar de uma competição local para jovens cineastas. Joe logo se anima quando Charles convida Alice Dainard (Elle Fanning) para o elenco, já que está a fim dela. O grupo vai de madrugada rodar, às escondidas, uma cena na estação ferroviária local. É quando uma caminhonete se choca com um trem, provocando um descarrilhamento de grandes proporções. Logo o local está cercado pelo exército, que procura algo que estava alojado em um dos vagões. Estranhos desaparecimentos começam a acontecer na pequena cidade de Lillian, primeiro de motores de carro e depois de pessoas.





Nenhum comentário: