sábado, 22 de outubro de 2011

A Árvore da Vida (2011)


"A Árvore da Vida é o 2001 do Mallick"
"É o filme perfeito para demonstração de Bluray nas lojas de áudio e vídeo"
"É um filme que tem que ser assistido"
"Chato pra car***o"
"Não tenho opinião formada"
"Pesquei várias vezes durante o filme"
"É um filme sobre a vida"
"O filme é lindo"
"Nunca mais assisto filme que você indicar"
"Brad Pitt tá em fim de carreira pra fazer esse filme"
"Quem é o diretor dessa Me**a?"
"Se tivesse mais ritmo e mais história teria ficado perfeito"
"É o Power Point mais lindo e comprido que eu já vi"
"Um filme cheio de imagens lindas da Terra, parecia um Doc do Discovery Channel'
"PQP que filme lôco esse"
"É um filme contemplativo”
“Assim é fácil fazer filme”
“Não entendi nada”

"A árvore da vida" é um filme que desperta diversos tipos de reações em seus telespectadores como as citadas acima e depois dessas emoções temos as diferentes opiniões:
tem os que adoraram e entenderam de verdade;
os que curtiram a vibe mas não entenderam;
os que fingem que curtiram pra se fazer de intelectual;
os que não têm uma opinião formada;
os que sabiam como filme seria mas não gostaram;
os que sabiam apenas que era o novo filme do Brad Pitt e odiaram;
os que sabiam apenas que era o novo filme do Brad Pitt e odiaram e saíram da sessão após 30min;
os que foram assistir sem ter noção do que seria e saíram da sessão após 35min;
e os fãs de Transformers que se assistiram até o final foi forçado pela sua companhia, na qual saíram xingando após o fim da sessão.
Ah, e tem a categoria dos que aplaudiram no final e grita ‘aleluia’ porque finalmente acabou.

Eu me encaixo na categoria "os que sabiam como filme seria mas não gostaram". Pra mim poderia ter mais história ser menos paradão, existencialista, espiritual. Eu concordo com a opinião do Sean Peann "uma narrativa mais clara e mais convencional teria ajudado o filme, sem diminuir sua beleza e seu impacto” e que ele foi subutilizado no filme. Mas como o filme não foi dirigido pelo Sean Peann e sim pelo Terence Mallick ele tem o direito de fazer uma narrativa lenta do jeito que queria. E quanto ao Sean Peann talvez na versão do Bluray onde o filme terá 6 horas ele seja melhor explorado.

O filme tem uma fotografia linda, cheia de imagens incríveis de supernovas, vulcões, mares, árvores, dinossauros... (que realmente são perfeitas pra demonstração de Bluray em telas de LED) passando a dimensão de tão pequenos e insignificantes somos. Essas belas imagens predominam na primeira hora do filme, na qual é contada a evolução da vida com dinossauros e tudo. Na segunda hora o filme se fixa mais na história de Jack - um garoto de 11 anos americano da década de 50 - que tem 2 irmãos mais novos e tem como pai o autoritário Sr. O'Brien (Brad Pitt) e mãe a amável e bela (Jessica Chastain). A história de Jack é contada desde antes de nascer até os seus 11 anos, sendo recheada por bonitas cenas (que vão ser muito copiadas) da relação entre irmãos e da chegada de um bebê num casal. Cenas essas que se intercalam com as que mostram a vida regrada da década de 50 onde os pais eram figuras autoritárias e seus filhos eram criados com rédeas curtas.
Unindo imagens de vulcões, planetas, bebês, natureza, vida do interior, relação familiar, Mallick nos mostra toda a sua Árvore da Vida buscando assim justificar, ou melhor, ilustrar a verdadeira história de seu filme que é a tentativa de superação de uma perda e onde estaria Deus nessa hora.
Então, se você é fã de blockbuster, gosta de ir ao cinema pra se divertir, sem pensar e esquecer a vida, o meu conselho é passe longe desse filme. Eu até acho que seria uma experiência interessante pra você. Mas no fim você não vai gostar e vai acabar gastando dinheiro e vai querer sair antes de terminar a sessão ou vai ficar conversando e atrapalhando quem realmente quer assistir o filme.
No entanto, se você quer ter uma experiência cinematográfica diferente e está disposto a assistir sem preconceitos ou quer apenas contemplar belas imagens, então pode assistir. Pode até não gostar (como eu), mas no fim valeu pela experiência.

Vale a pena conferir o site oficial que dá uma boa ideia do filme e das suas belas imagens.




Nenhum comentário: