sexta-feira, 30 de março de 2012

O que é Cineclube? no CurtaDoc

Na SescTV no próximo dia 3 de abril, às 21h, o curta ''O que é Cineclube?'' da Pão Com Ovo Filmes sera exibido no programa CurtaDoc.

FILME ENTREVISTA from contraponto on Vimeo.

O cinema está em pauta no próximo CurtaDoc
Wim Wenders, Ruy Guerra e Eliseu Visconti são alguns dos personagens dos curtas-documentários exibidos no episódio FILME ENTREVISTA, que estreia no SescTV no dia 3 de abril, às 21h

Entrevistas com cineastas e cineclubistas conduzem as narrativas dos quatro curtas selecionados para o próximo episódio do CurtaDoc, inédito no SescTV:  De Volta ao Quarto 666 (2008), de Gustavo Spolidoro; Entrevista com Ruy Guerra (2004), de Christian Caselli; O Que é Cineclube? (2007), da equipe Pão Com Ovo; e Eliseu (2005), de Pedro Bronz e Raquel Diniz. FILME ENTREVISTA será exibido na terça-feira, 3 de abril, às 21h, em uma realização da Contraponto. O programa será reprisado na quarta-feira, à 1h e às 15h; quinta às 9h; sábado às 22h; e domingo às 19h.

O cineasta Cesar Cavalcanti, convidado especial do episódio, analisa os curtas exibidos e particularidades de cada produção. “Os quatro filmes se complementam dentro da sua temática, que é o cinema. Falam sobre a mesma questão de formas distintas, com outro olhar”. Para ele “a entrevista revela toda a situação que se propõe o documentário”.

Wim Wenders é o entrevistado no premiado De volta ao quarto 666, de Gustavo Spolidoro, rodado durante o seminário Fronteiras do Pensamento 2008, em Porto Alegre. No curta, o diretor alemão é abordado com a seguinte pergunta: “Qual é o futuro do cinema?”. A mesma questão foi lançada por ele a cineastas de todo o mundo no média-metragem Quarto 666 (Chambre 666), de 1982. Wenders cita as transformações que acrescentaram ao cinema nas últimas décadas, entre elas as mídias digitas. Para ele “o futuro da nossa cultura é a imagem e este futuro recém começou”.

Em Entrevista com Ruy Guerra, Christian Caselli, “repórter solitário”, como se autodefine, tem uma conversa descontraída com o diretor moçambicano, prestigiado nome da história do cinema brasileiro. A entrevista aconteceu durante a segunda edição do CineEsquemaNovo - Festival de Cinema de Porto Alegre, que prestou uma homenagem ao cineasta.

O que é Cineclube?, da equipe Pão Com Ovo, reúne depoimentos de cineclubistas brasileiros e latino-americanos, sobre os rumos do movimento e as experiências cineclubistas de cada um. A ideia é conceituar a atividade e toda sua gama de relações com a sociedade. O documentário foi realizado em 2006, durante a 26ª Jornada Nacional de Cineclubes e o 2º Encontro Ibero-Americano de Cineclubes, ambos eventos realizados em Santa Maria (RS).

O mestre do Cinema Marginal, Eliseu Visconti interage com os diretores Pedro Bronz e Raquel Diniz em Eliseu. O curta foi realizado na festa da Mostra do Filme Livre 2004, que homenageou o diretor, e durante visita dos curadores a sua casa.

NARRATIVAS é o tema do CURTAS PALAVRAS, exibido no último bloco do programa. O assunto é tratado por Renato Nery (TV Cultura), Iur Gomez (documentarista), Maria Camargo (roteirista) e Patricia Cornils (cineasta).

O canal SescTV está disponível para todo o Brasil pela TV por assinatura, pelo sistema DTH: Sky (canal3), Oi TV (canal 28), GVT (canal 228) e CTBC (em diferentes números de canais) e em mais 77 operações de TV a cabo em todo o território nacional.

Os filmes também podem ser assistidos no catálogo online • www.curtadoc.tv

Nenhum comentário: