quarta-feira, 4 de abril de 2012

Jogos Vorazes, Poder Sem Limites e John Carter


Jogos Vorazes - Uma franquia promissora

Felizmente o filme é uma ótima adaptação. As alterações em relação ao bom e viciante livro foram em sua maioria acertadas. A principal mudança de mostrar os bastidores e as reações do povo ao assistir o programa, não se limitando ao ponto de vista da protagonista (Katniss) como no livro acrescentou muito a história e já adiantou coisas do segundo livro. As cenas das diversas mortes estão boas e pra um filme censura 13 anos não estão nada fracas, a não ser que você ache uma criança de 12 anos ser degolada algo leve.
As cenas dos bastidores dos idealizadores dos jogos lembram muito 'Show de Trumam', e é impossível não lembrar do nosso maldito BBB. A questão de ter um Estado, no caso a Capital, que manda e oprimi os outros Distritos é muito semelhante aos clássicos "1984" e "Admirável Mundo Novo" e no cinema aos recentes "V de Vingança", "A Ilha", "O Preço do Amanhã", "Fahrenheit 451"...
 Já a semelhança com 'Battle Royale' é mais pelo mote de crianças lutando até a morte num jogo, pois a história dos filmes em si são diferentes.
Com o sucesso da estreia teremos as continuações e se seguir os livros teremos filmes melhores que esse.
Aliás, o segundo filme baseado no livro "Em Chamas" tem estreia marcada para 22 de novembro de 2013.


Poder Sem Limites - Superou as espectativas
Filmes que usam a fórmula auto-documentário-amador geram muita discórdia. "Bruxa de Blair" e "Cloverfield" são exemplos disso. Gurizada que acha o filme idiota, fica tonta com a câmera tremida, se indigna com as desculpas para estarem sempre filmando etc.. o que é pura frescura. E, tem os que curtem e não se deixam ficar indignadas com as "frias" criadas para estarem sempre filmando e apreciam esse jeito de se contar uma história. Afinal de contas é um filme de ficção e não um documentário.
"Poder Sem Limites" é mais um desses casos. Só que desta vez temos uma história interessante e que não se passa apenas durante algum evento filmado ocasionalmente. As filmagens mostram várias semanas e contam da origem até a evolução de 3 jovens que acabam ganhando superpoderes. As brincadeiras, as bobagens que esses jovens fazem com seus poderes e até os diálogos fracos, que muitos reclamaram, mostram o quão bobos eles são. E não podemos dizer que também não seriamos se aos 17 pudéssemos levitar coisas e até mesmo voar.
Os efeitos especias são surpreendentes pois pelo trailer ninguém espera muito deles, e sua sequência final é empolgante (pior que lembra Akira mesmo). Talvez o grande mérito de 'Poder sem limites" é não ter criado muita expectativa em quem vai assistir e por isso surpreendendo.



John Carter - Fraco
Os trailers e o fato de ser mais um épico da Disney já diziam que o filme poderia ser um fracasso. O que poderia salvar eram os seus efeitos - realmente muito bons-  e o 3D convertido, este horrível tirei o óculos várias vezes e nada mudava.
O fato do livro (A Princesa de Marte) ser original e servir de influência para Star Wars, não faz com que o filme seja original. Mas o principal problema nem é a história, mas sim a forma confusa em que é contada e a falta de carisma de seus personagens - o mais carismático é o cachorro marciano. Em nenhum momento compramos a ideia de defender o covarde povo da bela princesa e muito menos dos marcianos de 4 braços.  No entanto, o seu final é interessante. Se teremos sequência podemos até ter mas com um orçamento bem menor que seus 250 milhões.




2 comentários:

Daniel disse...

Dos três só vi o primeiro, que achei bem bom. Chronicle estou esperando chegar em "dvd" e o John Carter eu não fiquei com vontade de ver. Achei os relatos sobre os filmes muito bons. parabéns

Bruno Ilha Cirolini disse...

Valeu Petry,
eu to vendo tudo porque to com os 6 meses gratis de cinema.
O John Carter olhei por isso, porque já previa que seria um Cronicas de Narnia mais adulto e ruim igual.