sexta-feira, 5 de abril de 2013

"Os Abas Largas" dia 10 de abril em Santa Maria

 

 Os Abas Largas!
O Centro Histórico Coronel Pillar-CHCP, a Casa de Memória Edmundo Cardoso e o Santa Maria Vídeo e Cinema tem a honra de convidar vossa senhoria para a exibição do longa-metragem Os Abas Largas, de Sanin Cherques.
A sessão ocorrerá em 10 de abril, quarta-feira, às 15h30min, no auditório João Miguel de Souza, na CESMA como parte da programação do 11º Santa Maria Vídeo e Cinema.
Sanin Cherques, diretor cinematográfico carioca, filmou em 1962 o longa-metragem, Os Abas Largas, uma ficção inspirada nas atividades desenvolvidas pelo Regimento de Polícia Rural Montada da Brigada Militar de Santa Maria. Para realizar a obra contou com a experiência do ator Edmundo Cardoso e da Escola de Teatro Leopoldo Fróes, dos policiais da BM e das locações de Santa Maria, Porto Alegre, Tupanceretã e Camaquã. O título do filme está condicionado à denominação popular recebida pelo efetivo do Regimento que faziam o policiamento na zona rural gaúcha, tendo como peça de fardamento seu característico chapéu de amplas abas.
O Centro Histórico Coronel Pillar-CHCP, a Casa de Memória Edmundo Cardoso e o Santa Maria Vídeo e Cinema trabalham a mais de 10 anos na manutenção e recuperação da única cópia do filme, em 35mm, que é considerado o primeiro longa-metragem de Santa Maria. Esta cópia está, adequadamente, guardada na Cinemateca Brasileira de São Paulo.
Nestes dez anos muitos foram os contatos e informações trocadas e o grupo conseguiu as autorizações das herdeiras do senhor Sanin, as quais concedem a restauração e a utilização do filme como um bem cultural.
Regimento Coronel Pillar - Os abas largas
O Regimento de Polícia Montada “Regimento Coronel Pillar” - 1° RPMon foi criado em 1892 para atuar no patrulhamento rural com a intenção de inibir o abigeato e trazer segurança às estâncias.
Em 1970, o “1° Regimento de Polícia Rural Montada” passa a executar o serviço de policiamento ostensivo e em 1974 denomina-se “1° Regimento de Polícia Montada - Rgt Cel Pillar”. Hoje exerce atividades para garantir a ordem e a tranqüilidade pública, a segurança das pessoas e do patrimônio público e privado.

Nenhum comentário: