domingo, 17 de agosto de 2008

Mais Uma: Wim Wenders em Porto Alegre

Poisé, mais uma do Fonteiras do Pensamento. Depois da vinda de David Lynch, algumas semanas atrás, o curso de altos estudos Fronteiras do Pensamento Copesul Braskem trás à Porto Alegre outro cineasta de renome, dessa vez é o alemão Wim Wenders. A palestra ocorrerá hoje, dia 18, as 19h30min, no Salão de Atos da Ufrgs. Como aconteceu com Lynch, os lugares são reservados para os participantes do curso, porém devem ser liberados alguns ingressos - com um preço bem salgado - para o público em geral. Saiba mais informações no site do Fronteiras do Pensamento.

Pra quem não conhece muito sobre Wenders, ou conhece e gosta dos seus filmes, o Santander Cultural esta fazendo desde o dia 11 até o dia 21 uma mostra em homenagem ao diretor. Mais informações no site do Santander Cultural

Tão longe, tão perto: Wim Wenders faz conferência em Porto Alegre Cineasta alemão fala na noite de 18 de agosto no Salão de Atos da Ufrgs, dentro da programação do curso de altos estudos Fronteiras do Pensamento Copesul Braskem. (15/08/2008)

Wim Wenders, um dos mais importantes cineastas alemães, estará em Porto Alegre nesta segunda-feira, 18, para uma conferência a partir das 19h30min, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O evento integra o curso de altos estudos Fronteiras do Pensamento Copesul Braskem.

Os filmes de Wim Wenders costumam abordar temas como a busca, a procura e o encontro [do que se buscava], e a movimentação entre lugares passageiros. O autor de Paris, Texas (1984) já foi premiado nos festivais de cinema de Cannes e Veneza.

É um cineasta que desperta sentimentos contraditórios: há os que amam suas obras e os que dormem durante seus filmes; há os que festejam suas obras de modo delirante, enquanto outros as criticam como pretensiosas demais. É, no entanto, um dos nomes mais importantes do cinema alemão e do mundo e já rodou mais de 50 filmes. Se Paris, Texas o tornou conhecido e respeitado, Tão longe, Tão Perto, Asas do Desejo e Buena Vista Social Club o consagraram como representante do cinema feito na Alemanha em todo o mundo.

Wim Wenders sempre procurou fazer um cinema de autor, o que lhe valeu muitos rótulos, entre estes o de ingênuo. Talvez este seja o motivo pelo qual seu cinema prossiga sempre tão vigoroso, falando de temas que tocam a juventude, como road movies, viagens, buscas e transformações existenciais. Segundo ele, é exatamente "esta visão pessoal das coisas" que os jovens procuram, seja no cinema, na literatura ou na música.

Minibio – A trajetória de Wim Wenders, hoje com 63 anos recém-completos (14 de agosto), é emocionante e extensa. Ernst Wilhelm Wenders nasceu na difícil época do pós-guerra em Düsseldorf, uma cidade de tradição industrial; seu pai, um médico, exigia que ele freqüentasse a missa aos domingos e cuidava com severidade de sua formação escolar. O jovem Wenders pretendia tornar-se padre, embora já se interessasse pelos faroestes americanos. Em 1963, após concluir o Gymnasium (o equivalente a um Ensino Médio de excelente qualidade e muito exigente), decidiu seguir os caminhos do pai e cursar Medicina; dois semestres após, deixou o curso para estudar Filosofia, interrompido também dois semestres depois. Dedicou-se à pintura de paisagens em aquarela e à leitura de clássicos da literatura por algum tempo.

Sua paixão pelos Estados Unidos, porém, determinaria seu destino e a estética de suas obras. Graças a uma oportunidade como assistente na filial da United Artists em Düsseldorf, Wim Wenders conheceu o mundo do cinema. Partiu a seguir para a França, mas a idéia de estudar na famosa escola superior de cinema de Paris fracassou. A partir de então, iniciou-se sua formação particular até ser aceito na recém-inaugurada Escola Superior de Cinema e Televisão de Munique.

Além de sua paixão pelos Estados Unidos, Wim Wenders ama fotografia, música e futebol. Assim, após concluir os estudos, filmou O Medo do Goleiro Diante do Pênalti (1971), baseado num romance de Peter Handke; contudo, o começo de seu reconhecimento artístico veio somente dois anos depois, com Alice nas Cidades (1973).

Em 2008, no Festival de Cannes, em entrevista coletiva sobre seu último filme, Palermo Shooting, o diretor alemão disse que "fazer cinema é mostrar tudo o que a imaginação pode criar e isso deve ser feito de uma maneira pessoal, que é a única forma de manter o cinema vivo". Atualmente, além de fotógrafo e cineasta, Wim Wenders é professor da Escola Superior de Cinema de Munique (Hochschule für Bildende Künste Hamburg - HFBK).

notícia retirado do site da Fundacine, para ver ela na integra clique aqui

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