terça-feira, 3 de junho de 2008

Dominio público


"Domínio público, no Direito da Propriedade Intelectual, é o conjunto de bens culturais, de tecnologia ou de informação - livros, artigos, obras musicais, invenções e outros - cujos direitos econômicos não são de exclusividade de nenhum indivíduo ou entidade. Tais bens são de livre uso de todos, eis que integrando a herança cultural da humanidade." - Wikipedia


Nesse contexto encontrei um blog dedicado a postar comentários e links para download de diversos filmes considerados de domínio público, e que assim sendo, podem ser distribuídos livremente na internet. São posts bem variados, compreendendo quase todos os gêneros. Entre os filmes vale algumas indicações: “O nascimento de uma nação” e “Intolerância”, dois clássicos, ambos de David W. Griffith, que criaram vários dos paradigmas do cinema mundial; Outro, é um clássico pouco conhecido dos filmes de horror, "Sombras do Terror" de Roger Corman, o qual conta no elenco com a participação Jack Nicholson e Boris Karloff, além da produção de Francis Ford Copolla. Entretanto, nem todos os filmes indicados são do começo do século, como por exemplo "Profondo Rosso" de Dario Argento, que é de 1975.

Como os seus criadores mesmo comentam, O Publicult "é dedicado aos amantes do cinema cult mundial. Filmes que nunca sentirão a passagem do tempo e que romperam o status de simples obras cinematográficas!".

Alguns dos filmes postados saem de um outro site: O Internet Archive. Um imenso banco de dados americano que dispõe os mais variados tipos de arquivo considerados de domínio público. Lá você pode encontrar textos, músicas, softwares e principalmente filmes. O Internet Archive tem desde antigas animações de Betty Boop até clássicos como Nosferatu de F.W Murnau, e o melhor de tudo é que a maioria dos arquivos tem varias opções de download que vão de arquivos minúsculos para stream até arquivos em mpeg 2 para download.

Contudo o diferencial do blog Publicult é que nos posts também é oferecido as legendas em português dos filmes, o que pra aqueles que não tem muita facilidade com a língua inglesa, é um grande diferencial.

Nenhum comentário: