sexta-feira, 13 de junho de 2008

Thriller - A Cruel Picture

“A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.” Seu Madruga.

Interessante em filmes do naipe de Kill Bill e da Trilogia da Vingança (Sympathy for Mr. Vengeance, Oldboy e Sympathy for Lady Vengeance) é a cumplicidade do espectador para com a personagem principal. Somos levados a torcer ferrenhamente pela vitória do vingador. Queremos que ele acabe com seus desafetos. Queremos que ele aplaque o ódio que leva no coração. Queremos ver sangue. Queremos, enfim, que a justiça seja feita. E quanto mais cabeça voando, melhor.

Pois neste time entra Thriller - A Cruel Picture, filme sueco de 1974. Ainda criança, Madeleine é estuprada. Traumatizada, acaba muda. Já adolescente, ajuda os pais distribuindo leite. Um dia perde a condução e acaba aceitando a carona de um estranho. Este joga um papinho na garota e consegue levá-la pra casa. Lá, faz a menina encher a cara. Quando esta dorme, o meliante dá um jeito de deixar Madeleine viciada em heroína. Dependente da droga, a moça precisa se prostituir para pagar pelo barato. Todo o dinheiro que sobra dos programas é guardado para auxiliar sua vingança contra todos que a querem mal.

O filme é uma das inspirações de Tarantino para Kill Bill. Muita coisa é chupada de Thriller. Mas a obra sueca é lenta, cansativa e praticamente sem trilha sonora. Vale pelas cenas de assassinato, todas em câmera lenta. Também se salva a cena em que Madeleine tem um olho furado. Foi usado um cadáver para filmá-la. Ainda possui algumas cenas de sexos explícito (realizadas com prostitutas), que em nada acrescentam ao filme.


Roteiro e produção: Bo Arne Vibenius
Fotografia: Andreas Bellis
Edição: Brian Wikström
Elenco: Christina Lindberg, Heinz Hopf, Despina Tomazani, Per-Axel Arosenius, Solveig Andersson, Björn Kristiansson, Marie-Louise Mannervall, Hildur Lindberg

O filme pode ser baixado pelo blog Cine Trash Revival.

---

Ainda sobre o assunto, exemplo de vingança bem planejada e executada é esta aqui (via Cabruuum).


3 comentários:

Bruno Kieling disse...

Acabo de assistir a "Thriller - A Cruel Picture" e confesso que apesar de todos os defeitos, fiquei encantado pelo filme. Sim o roteiro tem muitas situações absurdas e que com a edição, muitas vezes confusa, você fica sem entender o que está acontecendo. Contudo, além do fato de ter sido uma das inspirações tarantino em kill bill, o filme é valido pela forma como algumas cenas foram construídas. A fotografia é muito bonita, as seqüências com câmera na mão excelentes e os planos pelo ponto de vista de Madaleine, principalmente o quando ela esta sendo estuprada no começo do filme ou quando estão furando seu olho, são perfeitos. Além disso, concordo com o Marcelo que uma trilha de vez em quando não faz mal a ninguém, porém nas poucas vezes em que o diretor utiliza algum tipo de som diferente do direto, e é bem sucedido. Com um irritante combinado a edição confusa que é comum durante todo o filme, cria-se uma espécie de mal estar no espectador que o identifica ainda mais com toda a situação.

É isso, tente deixar de lado algumas tosquices do roteiro, a falta de trilha, algumas cenas que beiram o amadorismos, que o resto vale a pena dar um conferida!!!!

MrFr0g disse...

Bizarro, acima de tudo.

Gottin disse...

Como pode que não tem post sobre a trilogia da vingança? Que porra é essa batman? Cadê pelo menos unzinho falando de oldboy, caceta?