segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Maratona do CineEsquemaNovo 2008

Maratona do CineEsquemaNovo 2008 traz novidades
Festival de Cinema de Porto Alegre acontece de 11 a 17 de outubro, com um total de 98 filmes, 12 deles longas-metragens, em 70 sessões e sete diferentes mostras.
(10/10/2008)

Começa neste sábado, dia 11 de outubro, a 5ª edição do CineEsquemaNovo 2008 – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN), que acontece de 11 a 17 de outubro, com uma seleção do melhor da produção audiovisual contemporânea brasileira. No total, serão exibidos 98 filmes, 12 deles longas-metragens, em 70 sessões e sete diferentes mostras. A cerimônia oficial de abertura do evento acontece a partir das 17h30min, no Centro Cultural da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre (RS). As sessões da Mostra de Curtas e Médias-metragens se iniciam às 19h, seguidas por debates com os diretores. A partir das 21h30min, será exibido o primeiro programa da mostra de longas-metragens do festival.

Entre as novidades desta edição estão as Sessões Internacionais, com os longas-metragens Loren Cass, de Chris Fuller (EUA), e Body Rice, de Hugo Vieira da Silva (Portugal). As exibições acontecem fora de competição. São produções independentes cujas características são caras ao CEN por sua pesquisa de formatos narrativos, a provocação artística e os circuitos diferenciados de exibição audiovisual. Ambos os filmes estrangeiros têm como ponto em comum a construção de um imaginário, de um ambiente e de uma história a partir do recorte da realidade factual. Seja na tumultuada relação de adolescentes na Flórida dos anos 90 (Loren Cass) ou na migração temporária de jovens da Alemanha para o sul de Portugal a partir dos anos 80 (Body Rice), os dois longas partem de leituras peculiares sobre o que pode ser compreendido como “fato histórico”, através de caminhos bastante distintos um do outro.

Mostras – A principal mostra não-competitiva do CEN 2008 é a Mostra Mão Dupla (MMD), que traz para as telas a relação e a tensão entre o cinema e as outras formas de arte. Esta retrospectiva especial, montada pelos curadores Gabriela Motta e Fabiano de Souza e sediada com exclusividade no Cine Santander Cultural, contará com 20 trabalhos que descrevem o passado e o presente da aproximação histórica entre o cinema e as artes visuais, música, literatura e teatro. São programas que celebram a inventividade aplicada à imagem do começo do século 20 até os dias de hoje. Na tela, produções de nomes consagrados da criação audiovisual como Luis Buñuel, Julio Bressane e Jean Rouch, além de trabalhos de videocineastas, escritores, músicos, performáticos, artistas visuais, entre outros. A Mostra Mão Dupla também contempla uma performance que utiliza computadores, som e imagens ao vivo dentro da sala de cinema, apresentada por Ricardo Carioba e Carlos Issa (Objetito Amarelo).

A Mostra Filme em Minas (MFM) também integra a programação do CEN 2008. Composta por cinco produções viabilizadas por programa de fomento à produção audiovisual, o objetivo é apresentar um modelo de desenvolvimento das indústrias criativas. Além da mostra, será realizado um debate, no dia 13, às 15h, na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro. A atividade contará com a presença de Daniel Queiroz, coordenador do Audiovisual da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais.

As Sessões da Meia-Noite permanecem no CEN 2008, com produções fora de competição, convidadas pelo festival ou realizadas por pessoas envolvidas com a sua organização. Neste ano, serão exibidos 14 filmes, com um programa especialmente dedicado ao estilo trash de Petter Baiestorf e o ainda inédito média-metragem Adonai, de Emerson Pingarilho (UpGrade do Macaco), entre outros títulos.

Dentro das mostras competitivas, 36 filmes integram a Mostra de Curtas e Médias (MC), 6 participam da Mostra de Longas (ML) e 22 na Mostra Sala de Aula (MSA). Em suas respectivas categorias, sem distinções de formato ou gênero, eles concorrem aos 14 troféus CEN concedidos nesta edição. Todas as mostras de competição contam com debates envolvendo os realizadores dos filmes. Os encontros acontecem todas as noites, na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro, após as sessões das 19h e 21h30min. Um grande debate envolvendo todos os diretores presentes ao festival também acontece na sexta-feira, 17, às 15h.

Ao todo, a programação do CEN se estende pelas salas de cinema P.F. Gastal, Cine Santander Cultural e em quatro faculdades: Famecos (PUCRS), ESPM, Ulbra e Fabico (Ufrgs). As entradas são gratuitas e dão direito a, além da exibição dos filmes, diversas sessões comentadas e debates com a participação dos diretores, oficinas e eventos paralelos.

O júri oficial do CEN 2008 é composto pelo coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, Bernardo de Souza; pelo jornalista e crítico de cinema Marcelo Lyra (SP); pela artista visual gaúcha Mariana Xavier; pelo editor Milton Prado, sócio da produtora Clube Silêncio, e pelo cineasta Pablo Lobato (MG).

A Mostra de Longas recebe premiações do Júri Oficial, Júri Popular e dos alunos da oficina de crítica cinematográfica. A Mostra Sala de Aula também é premiada a partir dos votos da platéia. O CineEsquemaNovo 2008 conta com 14 categorias de premiação. Os premiados recebem o troféu CineEsquemaNovo, criado em 2003 por Luiz Roque Filho; além disso, algumas das categorias também recebem prêmios em serviços, de modo a viabilizar produções futuras. Estes serviços são concedidos por empresas parceiras do festival: Som de Cinema, Tec Áudio, Martins Produções, Quanta Porto Alegre, Revista Aplauso e Link Digital.

Desde 2003, o CineEsquemaNovo é reconhecido como uma das primeiras mostras do Brasil a derrubar a distinção formal entre suportes, gêneros e linguagens, promovendo também as novas mídias como formatos cinematográficos legítimos e autônomos. O objetivo do CEN é promover a inevitável renovação audiovisual proporcionada pela tecnologia e pela mistura de gêneros que cada vez mais marca a produção contemporânea.
O CineEsquemaNovo 2008 - Festival de Cinema de Porto Alegre é uma criação e realização do coletivo CineEsquemaNovo (formado em 2001 pelo jornalista Alisson Avila, o cineasta Gustavo Spolidoro e as produtoras culturais Jaqueline Beltrame e Morgana Rissinger).

Confira a programação completa de todas as mostras e seus respectivos horários no site do CineEsquemaNovo - Festival de Cinema de Porto Alegre.

notícia retirada do site da fundacine

Nenhum comentário: