quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Bave Circus

Belo visual e uma bela história mágica de um circo de lesmas.

Bave Circus from DuDuF on Vimeo.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Festival de Animações pra comemorar o Dia da Animação

Skhizein

Skhizein (Jérémy Clapin,2008) from Stephen Dedalus on Vimeo.



The Forest

The Forest from David Scharf on Vimeo.



Tom Fun Orchestra Animation

Tom Fun Orchestra-Bottom of the River from trunk animation on Vimeo.



let yourself feel

let yourself feel. from Esteban Diácono on Vimeo.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dia Internacional da Animação

dia-internacional-da-animacao


Amanhã, dia 28 de outubro é o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data, em 1892, que Émile Reynaud fez uma projeção de seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Assim, acontecia a primeira apresentação de imagens animadas no mundo.

Para comemorar a data, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, que este ano será comemorado em 30 países, com mostras no dia 28/10 e eventos que, em algumas cidades, pegam outros dias da semana com workshops e debates.

Dentre as novidades, estão as mostras dedicadas a portadores de deficiência visual e portadores de deficiência auditiva – que também podem ser assistidas por portadores de Síndrome de Down e Autismo. Nos filmes dedicados aos que têm deficiência auditiva, as legendas têm símbolos, indicando as falas, ruídos e músicas. Nos dedicados aos portadores de deficiência visual, todas as cenas são narradas entre os diálogos, revelando cenário, cores, descrições físicas dos personagens.

A programação completa você vê clicandoAQUI. Embaixo, colocamos um roteiro com algumas sessões que acontecem no dia 28, voltadas para maiores de 16 anos. As mostras são divididas em filmes brasileiros e estrangeiros, com sessões de 1hora cada e iniciam às 19:30h.

RIO DE JANEIRO
Local: Cine Odeon Br
Praça Floriano, 7 – Cinelândia

SÃO PAULO
Local: Sala BNDES – Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino

BELO HORIZONTE
Local: Palácio das Artes
Avenida Afonso Pena 1.537 – Centro

RIBEIRÃO PRETO
Local: Cineclube Cauim
Rua São Sebastião, 920 – Centro

PORTO ALEGRE
Local: Teatro Dante Barone - Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101

CURITIBA
Local: UFPR – Prédio D. Pedro II (Reitoria) e Campus Juvevê
Rua General Carneiro , 460 - oitavo andar (Prédio D. Pedro II) e Rua Bom Jesus, 650 (Campus Juvevê)

SALVADOR
Local: Sala Alexandre Robatto
Rua General Labatut, n° 27 – Subsolo da Biblioteca Pública dos Barris

Copiado e colado do Espaço Fashion.

Amanhã aqui no Pão com Ovo um festival de animações pra comemorar o dia.


domingo, 25 de outubro de 2009

CineEsquemaNovo 2009

CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre anuncia os filmes vencedores de 2009

O longa “Ressaca”, do carioca Bruno Vianna é o grande premiado do festival conquistando quatro troféus. ”Sweet Karolynne”, de Ana Bárbara Ramos (PB) é o Melhor Curta ou Média pelo Júri Oficial. Confira a relação completa


O CineEsquemaNovo 2009 – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN) anunciou neste sábado (24/10) no Centro Cultural Usina do Gasômetro os filmes vencedores da sua sexta edição. Foram distribuídos 17 prêmios para produções de diversos gêneros, formatos e linguagens, vindas de várias regiões do Brasil, priorizando sempre as idéias audiovisuais expressas na sala de exibição. Os filmes foram escolhidos pelo júri de premiação, composto por Cezar Migliorin, Christian Saghaard, Maria Helena Bernardes, Maria Henriqueta Satt e Lina Chamie, além do voto popular, os participantes da Oficina de Crítica Cinematográfica e a equipe do festival.

A lista contempla as obras em sua individualidade e suas características mais marcantes, gerando prêmios diversos para filmes diversos. Excetuando-se as categorias de Melhor Longa-metragem e Melhor Curta ou Média-metragem, todas as produções em mostras competitivas do CineEsquemaNovo concorreram juntas aos troféus e prêmios em serviços, entregues pelos apoiadores Link Digital, Som de Cinema, Tec Áudio, Lume Filmes, Heco Produções e Revista Aplauso.

“Ressaca”, longa-metragem de Bruno Vianna (RJ), montado em tempo real dentro da sala de cinema, através de um mecanismo desenvolvido pelo diretor, foi um dos grandes premiados da noite levando quatro troféus: Melhor Longa-metragem e Melhor Ator para João Pedro Zappa, pelo Júri de Premiação, além do Prêmio da Nova Crítica, concedido pelos participantes da Oficina de Crítica Cinematográfica e ainda o Melhor Longa pelo voto popular.

Os longas “Loveless” e “A Casa de Sandro” também foram premiados: o primeiro, dirigido por Cláudio Gonçalves (RJ) recebeu menção honrosa “pela composição dos planos e o tratamento rigoroso de enquadramento e decupagem”, enquanto Gustavo Beck foi escolhido o Melhor Diretor por “A Casa de Sandro” (RJ), ambos pelo júri de premiação.

“Sweet Karolynne”, de Ana Bárbara Ramos (PB) foi escolhido pelo Júri de Premiação o Melhor Curta-metragem. Pelo voto popular conquistou o segundo lugar na Mostra de Curtas. O primeiro lugar pelo voto da audiência ficou com o curta mineiro “Perto de Casa”, de Sérgio Borges, que também recebeu menção honrosa do júri de premiação “pela atenção à picardia e pela felicidade na relação cinema, família e mundo”. A melhor direção de fotografia ficou com o mineiro Matheus Rocha, de “A arquitetura do Corpo”, dirigido por Marcos Pimentel.

As produções cearenses também se destacaram nesta mostra. O diretor Guto Parente (CE), que conquistou em 2008 o prêmio de Melhor Curta do CEN por “Espuma e Osso”, foi contemplado neste ano com a Melhor Direção por “Passos No Silêncio” e recebeu o prêmio de Melhor Argumento Experimental, para “Flash Happy Society”. A Melhor montagem foi para outro cearense, “Muro”, de Tião.

Na Mostra Aula de Cinema foram eleitos “1978”, de Tyrell Spencer e André Garcia (Unisinos/RS), que ficou em primeiro lugar, à frente do segundo colocado “Hollywood”, de Laura Montalvão, Marcos Serafim e Thiago Benites (FAP/PR).

Já o Troféu CineEsquemaNovo, concedido pela organização do festival, foi entregue para Carlosmagno Rodrigues (MG), “pela consolidação de uma obra que é acompanhada pelo festival desde a sua primeira edição”.

Confira a seguir a relação completa dos premiados, acompanhados das justificativas do Júri de Premiação e das médias de votação (1 a 5) do Voto Popular:


MELHOR LONGA-METRAGEM – JÚRI DE PREMIAÇÃO
“Ressaca”, de Bruno Vianna (RJ / 2009 – 75:00)

Comentário do Júri: “Pela direção dos atores, a força das cenas e o experimento realizado com a montagem ao vivo”.

******
MELHOR CURTA ou MÉDIA-METRAGEM - JÚRI DE PREMIAÇÃO
“Sweet Karolynne”, de Ana Bárbara Ramos (PB /2009 – 15:00)

Comentário do Júri: “Pelo modo como o filme se aproxima com delicadeza e inteligência de seu personagem e tema. Destaca-se a maneira como o filme dessacraliza a morte e elogia a vida”.

******
MELHOR LONGA-METRAGEM - JÚRI POPULAR
“Ressaca”, de Bruno Vianna (RJ / 2009 – 75:00)
Média: 4,115

******
MOSTRA DE CURTAS E MÉDIAS - JÚRI POPULAR - PRIMEIRO LUGAR
“Perto de Casa”, de Sérgio Borges (MG / 2009 – 09:30)
Média: 4,078

******
MOSTRA DE CURTAS E MÉDIAS - JÚRI POPULAR - SEGUNDO LUGAR
“Sweet Karolynne”, de Ana Bárbara Ramos (PB / 2009 – 15:00)
Média: 3, 945

******
MOSTRA DE LONGAS-METRAGENS - JÚRI DE PREMIAÇÃO - MELHOR ATOR
João Pedro Zappa, por “Ressaca”, de Bruno Vianna (RJ / 2008 – 100:00)

Comentário do Júri: “Pela delicadeza e competência na construção de seu personagem”.

******
MOSTRA DE LONGAS-METRAGENS - JÚRI DE PREMIAÇÃO - MELHOR DIRETOR
Gustavo Beck, diretor de “A Casa de Sandro” (RJ / 2009 – 75:00)

Comentário do Júri: “Pelo rigor narrativo e pelas composições temporais e pictóricas. Existe no filme uma investigação em torno da distância entre personagem e narrador”.

******
MOSTRA DE CURTAS E MÉDIAS – JÚRI DE PREMIAÇÃO – MELHOR DIREÇÃO
“Passos No Silêncio”, de Guto Parente (CE /2008 – 17:00)

Comentário do Júri: “Pela construção da narrativa em seu mergulho no intraduzível da poesia”.

******
MOSTRA DE CURTAS E MÉDIAS – JÚRI DE PREMIAÇÃO – MELHOR MONTAGEM
“Muro”, de Tião (CE /2008 – 18:00)

Comentário do Júri: “Montagem através da qual o filme efetiva uma forma potente de evocação de sentidos.”

******
MOSTRA DE CURTAS E MÉDIAS – JÚRI DE PREMIAÇÃO – MELHOR ARGUMENTO EXPERIMENTAL
“Flash Happy Society”, de Guto Parente (CE / 2009 – 08:00)

Comentário do Júri: “Pela construção de uma narrativa imagético-sonora e pela experiência com imagens do cotidiano”.

******
MOSTRA DE LONGAS-METRAGENS - JÚRI DE PREMIAÇÃO - MENÇÃO HONROSA
“Loveless”, de Cláudio Gonçalves (SP / 2009 – 61:00)

Comentário do Júri: “pela composição dos planos e o tratamento rigoroso de enquadramento e decupagem”

******
MOSTRA DE CURTAS E MÉDIAS – JÚRI DE PREMIAÇÃO - MENÇÃO HONROSA
Para Matheus Rocha, Diretor de Fotografia de “A arquitetura do Corpo”, de Marcos Pimentel (MG / 2008 – 21:00)

Comentário do Júri: “pela precisão e expressividade da fotografia”

******
MOSTRA DE CURTAS E MÉDIAS – JÚRI DE PREMIAÇÃO - MENÇÃO HONROSA
Perto de Casa, de Sérgio Borges (MG /2009 – 09:30)

Comentário do Júri: “Pela atenção à picardia e pela felicidade na relação cinema, família e mundo”

******
TROFÉU CINEESQUEMANOVO - JÚRI EQUIPE ORGANIZADORA DO CEN

Carlosmagno Rodrigues (MG)

Justificativa: “pela consolidação de uma obra que é acompanhada pelo festival desde a sua primeira edição”.

******
MOSTRA DE LONGAS-METRAGENS - PRÊMIO DA NOVA CRÍTICA (Júri Alunos da Oficina de Crítica Cinematográfica)
“Ressaca”, de Bruno Vianna (RJ / 2009 – 75:00)

Justificativa: Pela criação de um dispositivo inovador, que está à serviço de uma experiência estética única.

******
MOSTRA AULA DE CINEMA - JÚRI POPULAR - 1º LUGAR
“1978”, de Tyrell Spencer e André Garcia (Unisinos/RS, 2009 – 05:00)
Média: 4,275

******
MOSTRA AULA DE CINEMA - JÚRI POPULAR - 2º LUGAR
“Hollywood”, de Laura Montalvão, Marcos Serafim e Thiago Benites (FAP/PR, 2009 – 08:17)
Média: 3,774

******

Mostra Itinerante pelo Brasil

O CEN 2009 traz parte da sua programação para lojas da Livraria Cultura por todo o Brasil. De 29 a 31 de outubro, serão exibidos filmes selecionados e premiados nas mostras competitivas do festival este ano: Mostra de Curtas e Médias-Metragens e Mostra Aula de Cinema. O evento ocorre simultaneamente em Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Recife e Campinas, com sessões na quinta e sexta-feira, às 18h e 20h e no sábado às 16h, 18h e 20h.

Sobre o CineEsquemaNovo 2009

A sexta edição do CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN) aconteceu de 17 a 24 de outubro, Porto Alegre, na Sala P.F. Gastal, o Cine Santander Cultural e o Cine Bancários.

O festival é organizado por Alisson Avila, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame, Morgana Rissinger e Ramiro Azevedo. Conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Petrobras. Co-realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura. Apoio especial: Santander Cultural. Apoio: Cine Bancários e Livraria Cultura.

Conta com colaboração especial da Nau, Tokyo Filmes e Procempa. Apoio de mídia da MTV, RBS TV e TV Com, TVE, Cine Brasil TV, Ulbra TV, TV Unisinos, Pop Rock, FM Cultura, Unisinos FM, Tordesilhas, Estação Elétrica e Academia de Filmes. Apoio de produção do Master Hotéis, Farofa, Aquavit, Via Imperatore, Atelier de Massas, Copacabana, Sharin, Shullas e Bar do Beto. Apoio de premiação da Som de Cinema, Tec Audio, Link Digital e Revista Aplauso.


Cobertura diária em vídeo, trailers dos filmes e vinhetas:
http://www.youtube.com/user/CineEsquemaNovo
Cobertura fotográfica:
http://www.flickr.com/photos/cineesquemanovo
Cobertura editorial:
www.cineesquemanovo.org

sábado, 24 de outubro de 2009

Manifesto Brasileiro de Cinema Barato

O Manifesto da Companhia Brasileira do Cinema Barato foi lançado pelos cineastas e moradores da Cidade de Deus, juntamente com Marcelo Yuka e Leandro Firmino. A Pão com Ovo também apoia a campanha e divulga o Manifesto aqui.

MANIFESTO DA COMPANHIA BRASILEIRA DE CINEMA BARATO

Os latifundiários do audiovisual brasileiro, que durante anos ditaram uma formula milionária e excludente, cultivando um sistema que só eles através de mamatas patrocinadas pela maquina governamental, transformaram não só o cinema e a televisão, mas sim todo o audiovisual, em um clube fechado onde só os filhos da elite, os abastados podiam freqüentar. Mas isso vem mudando radicalmente.

Hoje, o audiovisual tendo em vista o novo modelo de plataforma em que o mundo desenvolveu, continua aperfeiçoando, e que o Brasil, antenado com essa nova tecnologia, vem desenvolvendo, para que aqueles rejeitados, enjeitados, os filhos dos guetos, das favelas e das periferias, pudessem ter a oportunidade de expor sua visão, através de um novo sistema barato de captação de imagens.

Fazendo com que um movimento de realizadores do audiovisual se unissem para concretizar a COMPANHIA BRASILEIRA DE CINEMA BARATO (CBCB), mais que uma simples produtora, uma realizadora dos anseios populares, que os poderosos sempre mostraram sob seu domínio e ponto de vista. Vem hoje mostrar que o povo é mais que um simples personagem e sim um realizador de audiovisual de qualidade indiscutível e que se não for superior a dos antigos reis do audiovisual arcaico, da era dos dinossauros, pelo menos mostra uma criatividade a toda prova, de cineastas atores e técnicos escondidos em lugares onde a política audiovisual não descobriu. O CBCB também trabalha para difundir um audiovisual de qualidade, mas sem transformar a produção em uma epopeia de milhões.

Onde o produto final, realizado através de meios simples e accessíveis, digitais ou não, para qualquer pessoa que queira transformar suas idéias em produto audiovisual. A distribuição, entrave primordial para aqueles que cerceiam os realizadores pobres, fazendo também não chegar ao publico obras populares, transforma em trincheira para quem exibe, continuar exibindo e quem não exibe, continuar no anonimato sem ter visualização de seu trabalho, será quebrado. Através de uma distribuição democrática, popular e livre de acesso fácil, através da internete, cineclubes, bancas de jornais, reembolso postal, camelôs, exibição em escolas, fábricas, presídios, entidades religiosas, ongs, associações, venda direta ao público, salas de exibições digitais ou em qualquer outro meio, existente ou a ser criado, de acesso fácil, barato e popular. Nossa meta é que, não necessariamente só aqueles que trabalham com audiovisual façam filme, mas sim, qualquer pessoa sendo artista plástico, pintor, escultor, intelectual, professor, artistas, políticos, trabalhadores autônomos, profissionais liberais, médicos, advogados, portadores de necessidades especiais, garis, pedreiros, motoristas, donas de casa, desocupados, crianças, jovens, adultos, idôneos, de qualquer raça, cor, credo, conotação sexual, enfim, que todos possam expressar sem nenhuma censura, pré ou pós definida, de seus anseios, sonhos e reflexões, através da COMPANHIA BRASILEIRA DE CINEMA BARATO.

Não iremos revolucionar, nem mudar o mundo, mas podemos mostrá-lo, através de uma nova ótica.

OS MANDAMENTOS DA CBCB

1 – UM ROTEIRO DE QUALIDADE
2 – NÃO SE PRENDER A FORMULAS PRECONCEBIDAS
3 – CRIATIVIDADE NA CAPTAÇAO DE IMAGENS
4 – FILMAR COM QUALQUER TIPO DE CONSOLE
5 – TODOS SEREM MULTIPLICADORES
6 – NENHUM TEMA SER TABU
7 – TODOS FAZEREM TUDO
8 – PARCERIAS
9 – NÃO ALUGAR EQUIPAMENTO, INVENTAR
10 – DISTRIBUIÇÃO BARATA E POPULAR

Assinam este manifesto:
Marcelo Yuka, Leandro Firmino da Hora, Kátia Lund, Paulo Lins, Cavi Borges, Julio Pecly, Renato Martins, Perfeito Fortuna, Marcio Grafite, Pablo Cunha, Paulo Pons, José Antonio da Silva, Paulo Silva, Carlos Jasmim, Slow, Michel Messer, Mariana Vitarelli, Virginia Corsini, Natalia Lage.

Instituições que apoiam este manifesto:
Cinema Nosso, Cavídeo, Boca de Filme, Cine Guandu, cine clube Mate com Angu, Circo Voador, Fundição Progresso.

Via Cinema Nosso

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Deixa Ela Entrar | Finalmente um filme original de vampiros

A onda do momento é vampiro! Cinema, literatura, revistas e tudo mais que se pode explorar está em alta, impulsionado pelo sucesso Crepúsculo. Se antigamente livro de auto-ajuda deu muito grana aos seus autores e aproveitadores, agora é a hora de aproveitar e escrever a sua história vampiresca e colocar na livraria.

No cinema o gênero vampiresco teve alguns clássicos como os Dráculas, Nosferatu, Entrevista com Vampiro e, claro, Garotos Perdidos entre outros. Mas, eis que no meio de tantas novas produções do gênero cheias de clichês e ares de 'Malhação' surge um filme sueco pra honrar os vampiros. Deixa Ela Entrar (2008) é um filme que não se utiliza da estética apavorante, dos dentes grandes, das maquiagens e de figurinos fashions e de sobretudos comuns nos vampiros hollywoodianos. O filme se passa no frio, nevado e branco interior de Estocolmo. E conta a história do solitário menino Oskar, de 12 anos, tímido e franzino que apanha de seus colegas de escola. Mas que vive ensaiando o momento da sua vingança, mas nunca tem coragem para fazê-la. Até que numa noite em que passava o tempo no pátio nevado de seu prédio ele conhece Eli uma menina, ou melhor vampira, que tem "mais ou menos 12 anos há muito tempo" que acaba de se mudar para o apartamento ao lado do seu juntamente com um senhor que imaginamos ser seu pai. Ambos acabam ficando amigos e com a chegada da menina alguns assassinatos ocorrem na região.

O filme aborda a relação entre o menino fraco que não tem amigos não sabe se defender com a menina-vampira solitária que só pode sair a noite e que tenta se sentir mais humana. O filme tenta nos colocar na situação da menina que precisa matar para saciar sua sede de sangue e no papel de um 'pai' que mataria e escorreria o sangue das vítimas para conseguir alimento para sua filha. O legal é que as 'verdades' sobre os vampiros estão presentes de forma muito sútil e que nos faz imaginar que possa ser real como: só podem sair a noite porque o sol os queima, que eles tem superforça e de que eles jamais devem entrar numa casa sem serem convidados. Esta última inspira o título do filme e que tem uma cena excelente que mostra muito bem o porquê dessa verdade.

O filme não é daqueles de dar sustos e ter medo mas te deixa tenso e perturbado em algumas partes. O diretor Tomas Alfredson com uma narrativa sem excessos consegue passar, com alguns planos e detalhes, sensações muito bacanas como a da perda, com um simples suor da mão que se apaga no vidro. A combinação já utilizada (quem não se lembra do O Iluminado) neve+branco+frio transmite a sensação de suspense permanente. O figurino e o visual dos cabelos loiros e lisos de Oskar e os pés desfalços e unhas e boca sujas de Eli completam o clima. Por fim, não posso esquecer de dizer que a cena clímax da piscina é, com certeza, uma das melhores do gênero no cinema.

Deixa Ela Entrar é uma boa pedida aos fãs do cinema em geral. Mas pra quem é fã de vampiro é obrigação. E pra quem gosta da saga Crepúsculo é uma boa pedida também.



FICHA TÉCNICA
Título: Deixa ela entrar
Título Original: Låt Den Rätte Komma In/ Let The Right One In
Diretor: Tomas Alfredson
Elenco: Kåre Hedebrant, Lina Leandersson, Per Ragnar, Henrik Dahl, Karin Bergquist, Peter Carlberg, Ika Nord.
Produção: Carl Molinder, John Nordling
Roteiro: John Ajvide Lindqvist
Fotografia: Hoyte Van Hoytema
Duração: 114 min.
Ano: 2008
País: Suécia
Gênero: Terror

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Guys and Dolls

Documentário sobre o estranho mundo de caras solitários que vivem com bonecas que imitam mulheres reais. Veja aqui, completo, em inglês.






segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Videogioco

Uma animação muito foda. Feita com dobraduras e desenhos feitos a mão e de forma muito criativa e divertida. Isso deve ter dado um trabalhão. Mas valeu a pena.

OBS: a sonoplastia podia ser melhor, aquelas risadas sao muito sem graça. Poderia ser uma trilha.

VIDEOGIOCO by Donato Sansone from Enrico Ascoli - Sound Design on Vimeo.

The Fray: Heartless

Quem nunca ficou viajando no 'mundo da lua' fazendo rabiscos durante aquelas aulas chatas do colégio e faculdade. Clipe muito legal da banda The Fray para a música Heartless.

The FRAY - Heartless from IE HAGY on Vimeo.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Distrito 9 (2009)


Assisti ao Distrito 9 do pupilo do Peter Jackson o sul-africano Neill Blomkamp. Aliás, ele esteve contado pra dirigir a adaptação do game 'Halo' para o cinema e já não se sabe se vai sair. Mas sobre o Distrito 9, não se preocupe porque eu não vou estragar a festa contando a história. Aliás, um pouco da sinopse já foi comentado aqui no blog antes.

Então que tal olhar para o céu e ver planando um disco voador gigante? Essa é uma das situações inusitadas que Distrito 9 se utiliza pra mostrar o lado preconceituoso e ganancioso de nós humanos. O filme se utilizou de uma linguagem meio jornalistica/documentária para contar um pouco da situação dos habitantes de Johanesburgo que há 20 anos têm uma área (Distrito 9)dentro da sua cidade, habitada por ETs. Os depoimentos de alguns habitantes explicitam bem os preconceitos que se tem com os diferentes, o fato de chamarem os ETs de (praws) camarões de forma pejorativa devido a sua aparência, é um exemplo disso.
O protagonista do filme , Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), também não é bem o tipo de herói (ou anti-herói) que estamos acostumados. Um cara certinho e atrapalhado que por ser genro do chefe foi encarregado da missão da MNU (uma espécie de ONU) que busca transferir todos os alienígenas do 'Distrito 9' para uma área mais longe da área urbana. Mas é durante a tentativa de entregar a ordem de despejo a um dos alienígenas que ele acaba mexendo aonde não deve e acaba tendo que mudar seus planos e perspectivas de vida .
A favela em que o Distrito 9 se tornou é muito verossímil. A aparência dos barracos, o lixo, as comidas estragadas, prostituição(no caso intergaláctica), armas artesanais/alienígenas e até chefões do crime, no caso uma guangue de nigerianos que vieram explorar os aliens com o comércio ilegal de ração pra gato, o petisco preferido dos praws.
Os efeitos especiais são excelentes. Você não tem como dizer que aqueles ETs meio insetos que parecem camarões não sejam reais. Pra quem viu e gosta de Tropas Estelares vai se identificar com os aliens e com a violência do filme. Só que agora você irá torcer pro outro lado.
No entanto, o padrão dos filmes do gênero de ETs com super-inteligência e ao mesmo tempo a inocentes como crianças continuam sendo soluções e desculpas para resoluções de enrrascadas, mas nada que estrague o filme.
O filme com certeza é uma boa pedida e faz você refletir sobre os seus preconceitos e também sobre o caso de um disco voador vir a estacionar sobre a sua cidade. Por isso, quando encontrar com um ET pense: ele também é gente, mas de outro planeta. Putz, essa foi horrível.




quinta-feira, 15 de outubro de 2009

The Corporation

Um dos documentários mais discutidos dos últimos anos. Contém entrevistas com Milton Friedman, Noam Chomsky, Naomi Klein e Michael Moore. Assista aqui, completo, em inglês. Essencial.


quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CineEsquemaNovo 2009 exibe 112 filmes


Nota oficial do festival:

"CineEsquemaNovo 2009 exibe 112 filmes em sua sexta edição, que inicia no próximo sábado (17/10)

Em 76 sessões, festival vai exibir 112 filmes distribuídos em 7 diferentes mostras, num programa que contempla ainda seminários ministrados pelos jurados de premiação, debates com diretores, Hora-Extra e oficina de crítica cinematográfica

Mostra Cinema Marginal Brasileiro e dois importantes programas internacionais, a Mostra Zona Livre e a Mostra Cine en Construcción, são destaques na programação paralela

Filmes em disputa por prêmios integram a Mostra de Longas-metragens, Mostra de Curtas e Médias-metragens e Mostra Aula de Cinema

Toda a programação é gratuita e pode ser acessada no site do festival, www.cineesquemanovo.org"

Cardboard

Curta metragem stop-motion de Sjors Vervoort. Falta história, sobra técnica.

sábado, 10 de outubro de 2009

This Film Is Not Yet Rated

Apesar de uma direção fraca, vale a pena dar uma conferida no documentário This Film Is Not Yet Rated. O filme busca demonstrar como age a Motion Picture Association of America's, organização que classifica as faixas etárias dos filmes em exibição nos Estados Unidos. Essencial para quem trabalha na área.

Veja completo aqui, em inglês.



Direção: Kirby Dick
Produção: Eddie Schmidt.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Freddy Krugger está de volta em 2010


Ele o terror de garras e de rosto deformado por queimaduras está de volta, em 2010, para aterrorizar seu sono. E dessa vez está de cara, digo queimadura nova. O ator Robert Englund que interpretou todos os Freddys anteriores foi substituído por Jackie E. Haley , o Rorscharch do Watchmen.
Os fãs (que eu não sabia que existiam) das versões anteriores já chiaram ao assistir ao 1º trailer pois o rosto teria ficado diferente e com computação gráfica demais. O diretor Samuel Bayer(conhecido por videoclipes) diz que o visual ainda vai mudar e o rosto será 98% maquiagem. A Warner marcou a data de estreia para 16 de abril de 2010.

Abaixo o trailer, que tá bem legal. Aparentemente não parece que será uma BOMBA, no sentido ruim.




quinta-feira, 8 de outubro de 2009

10 Minutes

Dez minutos. Entre Roma e Sarajevo, a diferente percepção do tempo. O curta ganhou o "Best European short film in 2002 ".



Direção: Ahmed Imamovic
Produção: Jasmin Durakovic
Roteiro: Srdjan Vuletic e Ahmed Imamovic
Duração: 10 minutos
País: Estados Unidos da América
Linguagem: Bósnio

Dica do Juro que é Verdade.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Crude: The Real Price of Oil

Crude: The Real Price of Oil pretende documentar a luta de moradores da Floresta Amazônica no Equador contra a gigante do petróleo Chevron. Gigante esta que está contaminando o solo deste nosso vizinho país. Dica do ótimo The Documentary Blog.

Trailer

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A Revolução Não Será Televisionada

Os cineastas irlandeses Kim Bartley e Donnacha O’Briain, produziam um documentário sobre o presidente Hugo Cháves, quando em abril de 2002 estoura um golpe contra o governo venezuelano. O documentário mostra os acontecimentos pela ótica de dois estrangeiros. O título é uma referencia à manipulação dos fatos pela mídia.

Veja o documentário, completo, aqui. Em inglês.



Direção: Kim Bartley e Donnacha O’Briain
Produção: Power Picture associada à Agencia de Cinema da Irlanda
Edição: Angel H. Zoido
Produtor Executivo: Rod Stonemann
Produzido por: David Power
Irlanda, 2003.
Duração:74 minutos, legendas em português.

Saiba mais sobre o documentário aqui, em português.

Oficinas CineEsquemaNovo

O Festival CineEsquema novo que ocorre em Porto Alegre, de 17 a 24 de outubro de 2009 está com inscrições para as atividades especiais. Confira:

Participe do CineEsquemaNovo 2009
A sexta edição do CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Cinema de Porto Alegre ocorre de 17 a 24 de outubro, na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro, no Cine Santander (Santander Cultural) e no Cine Bancários. Toda a programação é gratuita e contempla mostras de curtas, médias e longas-metragens, bem como a mostra de filmes feitos por estudantes, debates, seminários e outras programações paralelas.

OFICINA DE CRITICA CINEMATOGRÁFICA: Inscrições gratuitas
Estão abertas até o dia 11 de outubro as inscrições para a Oficina de Crítica Cinematográfica do CineEsquemaNovo 2009 – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN), que neste ano será ministrada pelo jornalista Daniel Feix. Os participantes têm a responsabilidade de escolher o longa-metragem que receberá o Prêmio da Nova Crítica. Os encontros ocorrem de 20 a 24 de outubro, das 14h30 às 16h30, na Sala Multiuso do Santander Cultural e no Cine Bancários.
Para participar, é necessário assistir aos quatro filmes da Mostra de Longas-Metragens, além de acompanhar os encontros. Os interessados devem encaminhar duas resenhas de filmes (um estrangeiro e outro brasileiro), através de arquivos ou links, para o e-mail oficinas@cineesquemanovo.org. A lista com os selecionados para as oficinas será publicada no site do festival (www.cineesquemanovo.org) no dia 13 de outubro. Mais informações podem ser obtidas pelos fone: (51) 3207 8463 e (51) 9108.7621.

COBERTURA JORNALÍSTICA VOLUNTÁRIA: TEXTO, FOTO E VÍDEO
O CineEsquemaNovo está selecionando estudantes de comunicação ou cinema para fazer a cobertura do festival. Recém-formados também podem concorrer. As vagas são para cobertura escrita e fotográfica. Os selecionados poderão participar de todas as atividades do festival e ainda farão parte da equipe CEN 2009 com direito a ajuda de custo em transporte público e alimentação. Para participar da seleção, é preciso enviar arquivos ou links com a sua produção para inscricoes@cineesquemanovo.org até 11 de outubro, junto com seu CV. Você precisa de muito pique e ao menos um turno do seu dia disponível para trabalhar com a gente. A lista com os selecionados será publicada no site do festival no dia 13 de outubro.

SEMPRE ÀS 10h: MOSTRA AULA DE CINEMA + SEMINÁRIOS
O melhor da produção audiovisual de universidades de todo o Brasil, ao lado de palestras especiais com os jurados de premiação do CineEsquemaNovo 2009. De 20 a 24 de outubro na Sala P.F. Gastal (Usina do Gasômetro) e no Cine Bancários (ao lado da Praça da Alfândega)

Saiba tudo no site: WWW.CINEESQUEMANOVO.ORG

Ainda Orangotangos no Canal Brasil


O longa gaúcho Ainda Orangotangos estréia quarta, dia 07/10, no Canal Brasil. O filme vai ao ar às 22:00 horas.

Sinopse
Durante 14 horas de um dia quente de verão, quinze personagens transitam pelas ruas e prédios de Porto Alegre. Japoneses vão ao limite no metrô. Garotas se beijam em um ônibus enquanto discutem futebol e o saco do Papai Noel. O porteiro de um grande condomínio só pensa na cerveja no fim do expediente. Uma mulher nua foge de pombas dentro de seu apartamento. Ao lado, um quarentão e sua garota tatuada, na falta de coisa melhor para fazer, bebem perfume. No mercadinho um garoto tenta comprar aspirinas, mas o atendente lhe dá balas. Um grotesco escritor obriga um velhinho a ser o editor de uma obra sobre as 193 espécies de símios já descobertas no planeta. Em uma festa evangélica de 15 anos, não é Deus quem marca presença, mas sim o professor de canto da debutante. Um dia mais que normal na capital gaúcha, em um único plano-sequência de 81 minutos.

Trailer

Diálogos no ARTESTAÇÃO


O ARTESTAÇÃO CASSINO CINE VÍDEO, que ocorre de 2 a 31 de outubro de 2009, em Cassino - RS, apresenta hoje o curta "O que é Cineclube?" da Pão com Ovo Filmes.

Programação do dia:
Dia 5 (SEGUNDA)
19h Cineclubismo no Ponto de Cultura ArtEstação – Inauguração
Diálogos. 11'30'' Pão com Ovo Filmes/ Sta Maria - 2007

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

CineEsquemaNovo 2009

O Festival de Cinema de Porto Alegre, CineEsquemaNovo 2009 tem início dia 17 deste mês. Confira a programação oficial:

Programação internacional do CineEsquemaNovo 2009: duas mostras com filmes inéditos no Brasil

Mostra Zona Livre exibe filmes participantes de diversos festivais no exterior, disseminados e cultuados através da internet, enquanto a Mostra Cine en Construcción traz longas latino-americanos apoiados por projeto europeu

A Mostra Zona Livre e a Mostra Cine en Construcción são as duas programações internacionais do CineEsquemaNovo 2009 – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN). De 17 a 24 de Outubro, a Sala P.F. Gastal, o Cine Santander Cultural e o Cine Bancários receberão estes e outros programas especiais, além das mostras competitivas, sempre com entrada gratuita.

Composta por filmes inéditos e outros raramente exibidos no País, a Mostra Zona Livre apresenta longas, médias e curtas que chamaram a atenção de diversos festivais espalhados pelo mundo, mas que terminaram por construir a sua verdadeira reputação, dentro de um circuito paralelo de circulação e reflexão, nos fóruns e comunidades de cinema da internet. A curadoria de Bruno Carboni e Davi Pretto trouxe títulos de diretores reconhecidos em diferentes cenas do audiovisual independente mundial. Filmes raros e cultuados por cinéfilos de todos o mundo, que cada vez mais ampliam sua busca usando a internet como janela de exibição e pesquisa.

Já a Mostra Cine en Construcción é uma parceria do CineEsquemaNovo com o projeto de mesmo nome originário do festival de Toulouse, na França, e que também acontece no festival de San Sebastian, na Espanha. O Cine en Construcción fomenta e promove a produção latino-americana, levando-a a novas redes de distribuição e exibição. Sete filmes falados em espanhol e português, premiados e exibidos nos mais influentes festivais internacionais, estarão em destaque no CEN. Alguns são lançamentos recentes e inéditos no Brasil.


FILMES DA MOSTRA ZONA LIVRE:

* Ex-Drummer, de Koen Mortier (Bélgica)
2007, 100 Minutos
INÉDITO NO BRASIL
- Montreal Festival Fantasia – Gold Jury Prize for Best First Feature
- Fant-Asia Film Festival – Jury Prize
- Raindance Film Festival – Jury Prize
- Warsaw Internacional Film Festival – Special Jury Award
http://www.youtube.com/watch?v=USA2E06eLj4
http://www.exdrummer.com

* Haze, de Shinya Tsukamoto (Japão)
2005, 49min
INÉDITO NO BRASIL
- Jeonju International Film Festival
- New York Film Festival
- Mar Del Plata Film Festival
- Locarno Film Festival
- Rotterdam International Film Festival
http://www.youtube.com/watch?v=DikqrAgAtUI&feature=related
http://eng.jiff.or.kr/archive/06_04_choice.aspx

* Influenza, de Bong Joon-Ho (Coréia do Sul)
2004, 28mn
INÉDITO NO BRASIL
- Vancouver International Film Festival
- Hong Kong International Film Festival
- Locarno International Film Festival
- Torino International Film Festival
http://eng.jiff.or.kr/archive/05_04_choice.aspx

* Vibroboy, de Jan Kounen (França)
1994 - 26min
INÉDITO NO BRASIL
- "Prix de la Recherche" Award no Clermont-Ferrand Festival.
http://www.youtube.com/watch?v=xNTFzvoo2L0
http://www.jankounen.com/v3/common/index.php?menu=courtsmetrages&file=index&langu=eng

* Hukkle, de György Pálfi (Hungria)
2002 - 75min
(exibido na 26ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - 2002 e no 5º Festival Internacional de Cinema de Brasília - 2003)
- Budapest Hungarian Film Week – Best First Film – Gene Moskowitz Prize
- European Film Academic – Fassbinder Award
- Hong Kong International Film Festival – Golden Firebird Award for Young Cinema
- San Sebastian International Film Festival – New Directors Award (Special Prize for the Best Film)
http://www.youtube.com/watch?v=Ev0l_2Scdqs
http://www.filmunio.hu/object.733291bb-1cc0-4151-b317-89e578168b4a.ivy

* Instrument, de Jem Cohen (EUA)
1998 - 115min
(exibido na 28ª Bienal de São Paulo - 2008)
- Rotterdam International Film Festival
- Milano Film Festival
http://www.southern.com/southern/band/FUGAZ/17980.html

* Glue, de Alexis dos Santos (Argentina/UK)
2006, 110 Minutos
(exibido no 2º Festival de Cinema Latino-americano de São Paulo - 2007)
- Rotterdam Internacional Film Festival - MovieZone Award
- San Francisco Internacional Lesbian & Gay Film Festival
- Torino Internacional Gay & Lesbian Film Festival
- Melhor Ator - Nantes Three Continents Festival
- Young Audience Award - Nantes Three Continents Festival
- BAFICI, Festival Internacional de Cinema de Buenos Aires – Melhor Filme e Prêmio do Público
http://www.youtube.com/watch?v=hl1Ikv6O5Ig
http://www.thebureau.co.uk/films/index.html

* American Astronaut, de Cory McAbee (EUA)
2001, 91 Minutos
(exibido na 25ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - 2001)
- Special Jury Award For Original Vision – Florida Film Festival
- Best Feature Film – Luff Festival Switzerland
- Audience Award – Kodzu Film Festival Athens, Geórgia
- Top 10 Films of 2001 – Film Threat Magazine
http://www.youtube.com/watch?v=fGDhJHwnOwc
http://www.americanastronaut.com/home.shtml



FILMES DA MOSTRA CINE EN CONSTRUCCIÓN

* Te Creís la Más Linda (Pero Erís la Más Puta), de José Sandoval (CHILE)
80min, 2007
INÉDITO NO BRASIL
-Cine B Film Fest Santiago (Cine em Movimiento), Chile 2008
- Valdivia Internationsl Film Fest, Work In Progress Special Jury Mention 2008
-Viña Del Mar International Film Festival Chile, Cine en Construcción Best Film 2008
- Toulouse Reencontres Du Cinema Film Fest, Cine en Construcción Toulouse San Sebastian 2008
http://www.youtube.com/watch?v=-621kq2CnTI

* Familia Tortuga, de Rubén Imaz (México)
139min, 2008
INÉDITO NO BRASIL
- Toulouse Latin America Film Festival Grand Prix - Best Film
http://www.youtube.com/watch?v=x5Ypdwcd7Y4

* La Sombra Del Caminante, de Ciro Guerra (Colombia)
90min, 2004
- San Sebastian International Film Festival, Film in Progress Award 2005
- Toulouse Latin America Film Festival Audience Award 2005
- Trieste Festival of Latin-American Cinema Jury Prize, Best Debut Film
- Festival do Rio 2005
http://www.youtube.com/watch?v=agqPLUMod24
http://www.contracampo.com.br/75/pilulasrj05.htm

* Alma Mater, de Álvaro Buela (Uruguai)
100min, 2004
- San Sebastian Film Festival Casa de América Award 2004
- Festival do Rio 2005
http://www.youtube.com/watch?v=q74mBhgSMug
http://www.contracampo.com.br/75/pilulasrj05.htm

* La Nana, de Sebastian Silva (Chile / México)
95min,2009
- Cartagena Film Festival Critics Awards - Melhor filme
- Guadalajara Mexican Film Festival FIPRESCI Prize - Melhor Filme
- Sundance Film Festival Grand Jury Prize - Sebastian Silva & Special Jury Prize - Catalina Saavedra
- Festival do Rio 2009

http://www.youtube.com/watch?v=zahCX_w7LiY
* Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes (Brasil)
99min, 2005
- Mostra Oficial de Cannes “Un Certain Regard” 2005
- Prêmio da Educação Nacional Festival Internacional do Rio de Janeiro, Prêmio Especial do Júri e Melhor Ator (João Miguel) 2005
- 29° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Melhor filme brasileiro 2005
http://www.youtube.com/watch?v=iruX5aGznlI
www.dezenove.net

* El Asaltante, de Pablo Fendrik (Argentina)
67min, 2007
PRÊMIO: Lima Latin American Film Festival 2007 - Best First WorkBuenos Aires International Festival of Independent Cinema – 2007
Cannes Film Market – 2007
Warsaw International FilmFest – 2007 – Polônia
Thessaloniki International Film Festival – 2007 – Grécia
International Film Festival Rotterdam – 2008 – Holanda
Cinepur Choice Film Festival – 2008 – Rep. Tcheca

O CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN) é organizado por Alisson Avila, Gustavo Spolidoro, Jaqueline Beltrame, Morgana Rissinger e Ramiro Azevedo. Conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Petrobras. Co-realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura. Apoio especial: Santander Cultural. Apoio: Cine Bancários e Livraria Cultura.


Bananas!*

O mais novo documentário sobre corporações. Este promete muita discussão, como indica o The Documentary Blog:

The film follows big shot lawyer Juan Dominguez as he takes Dole to court for 10,000 Nicaraguan banana workers who claim to be suffering from sterility due to Dole’s use of a banned pesticide called Nemagon. Dole tried to stop the film from being shown at the Los Angeles Film Festival, and when it screened anyway, they decided to sue Gertten for defamation. With both sides continuing to argue over the validity of the film, Bananas!* is certainly gaining a lot more attention as a result. In a way, it’s too bad that the documentary is already complete, because this controversy surrounding the film is almost more interesting than the court case itself. At any rate, a trailer for the film has arrived online, and you can watch it below. For more information, visit the film’s official website.

Trailer

BANANAS!* trailer from WG Film on Vimeo.