domingo, 31 de agosto de 2008

Entre Sonhos e Frustações: "O Banheiro do Papa"

Finalmente, depois de uma leva gigantesca de blockbusters o cinema de Santa Maria traz um filme descente para o público da cidade, tudo bem que o lançamento nacional foi em março desse ano, mas “O Banheiro do Papa" é um filme tão interessante que mesmo com essa demora, a sessão ainda vale muito a pena. Dirigido por Enrique Fernández e César Charlone – esse último conhecido por ter sido diretor dos filmes de Fernando Meirelles entre eles o já citado Blindness – o filme é inspirado na visita ocorrida em 1988 do Papa João Paulo II ao Uruguai. A estória trata sobre Beto (César Trancoso), um contrabandista que vive em Melo, uma cidade uruguaia próxima da fronteira brasileira. Todos os dias ele viaja até o Brasil em sua bicicleta com a finalidade de trazer muamba para sua cidade natal, seu sonho é comprar uma moto para facilitar a suas viagens, com a visita do Papa a sua cidade ele vê uma possibilidade de ganhar algum dinheiro.
“O Banheiro do Papa" é uma película sobre sonhar, sobre acreditar na possibilidade de transformação. Numa cidade pobre como a Melo mostrada no filme, a população vê na visita do Papa o momento para a mudança na situação social em que vive, investindo tudo o que tem na recepção do Pontífice. Para César Charlone, o filme é “contra as ilusões, mas é um filme a favor de sonhar. Os que sonham e os que têm um sonho acabam realizando não talvez este sonho, mas algo.”.
O filme também chama a atenção pela relação de amizade entre Beto e Valvulina (Mario Silva), outro contrabandista que acompanha Beto em sua travessia diaria de 120 km até o Brasil e fugindo dos oficiais da fronteira. Fica aqui a dica, não sei se ele ainda está passando em outras cidades, mas se estiver e você não viu, não perca essa oportunidade.

No Brasil o filme é distruibuido pela O2 e tem um site em português. Para acessá-lo clique aqui

Abaixo o Trailer do Filme.

O Banheiro do Papa - trailer



Título Original: El Baño del Papa
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 97 minutos
Ano de Lançamento (Brasil / Uruguai / França): 2007
Estúdio: O2 Filmes / Laroux Cine / Chaya Films
Distribuição:
Direção: César Charlone e Enrique Fernández
Roteiro: César Charlone e Enrique Fernández
Produção: Elena Roux
Música: Luciano Supervielle e Gabriel Casacuberta
Fotografia: César Charlone
Direção de Arte: Ines Olmedo
Figurino: Alejandra Rosasco
Edição: Gustavo Giani

sábado, 30 de agosto de 2008

Cine.Sangre.Gaúcho exibe filmes experimentais em Dois Irmãos

Mesmo não nos convidando para participar do evento (fica aqui o meu protesto), convido quem estiver na região da serra ou proximidades pra participar, hoje, do último dia de um evento que reuniu a produção de 8 coletivos do estado. O evento acontece em Dois Irmãos na sala Curto Arte. Vale a pena conferir!!


Mostra comentada, que acontece nestes 29 e 30 de agosto, reúne curtas-metragens de oito coletivos de cinco cidades gaúchas.
(28/08/2008)

Acontece nesta sexta-feira, 29, e no sábado, 30, em Dois Irmãos (RS), o primeiro Cine.Sangre.Gaúcho, festival de curtas-metragens experimentais produzidos em cinco cidades do Rio Grande do Sul. Os filmes, realizados de forma independente e cujas temáticas abordam assuntos incomuns, serão exibidos na Sala Curto Arte (Av. São Miguel, nº 820, Centro), a partir das 19h, com sessões comentadas e entrada franca.

Também haverá debates sobre produção audiovisual, distribuição e tecnologia. O evento é uma iniciativa do .Coletivo 8ito., de Porto Alegre, e da Arsa (Associação de Cinema Redrum Studium & Art), de Dois Irmãos, cidade que fica no caminho da Serra Gaúcha.

notícia retirada do site da FUNDACINE



Abaixo o Vídeo de Lançamento da mostra.



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Programação
30 de agosto, sábado, 19h


The Woman Snakes (Dois Irmãos, 2008, 8')
Sinopse: Mulheres dançam em volta de tochas ao som de uma música tribal.
Direção: Maurício Fröhlich
Realização: ARSA, de Dois Irmãos


Lá Longe é Incerto (Porto Alegre, 2007, 2'12'')
Sinopse: Uma costura de imagens áreas e terrestres, numa metáfora à incerteza do destino.
Um filme de Nelton Pellenz
CineÁgua


Relógio (3'33'' - 2005)
Sinopse: Um cronômetro de ações, lapsos e memórias.
Um filme de Dirnei Prates
CineÁgua

Real Sur (Porto Alegre, 2007, 3'11")
Sinopse: Despindo paisagens de sua significância normal, o vídeo propõe uma viagem por novos caminhos, gerados por seu próprio espelhamento.
Um filme de Nelton Pellenz
CineÁgua


17:27 (Porto Alegre, 2007, 2'29")
Sinopse: A partir dos instantes que precedem o fim de um dia, o vídeo retrata a dinâmica urbana, em seu anonimato e tensões do cotidiano.
Um filme de Nelton Pellenz
CineÁgua


Tem Tomada no Quintal (Barcelona, 2008, 2'12'')
Videoclip da música de Tiago Beetle e Slap.
Dirigido e Montado por Pedro Gusmão
Cinema Soco


Um Filme Chamado Sfincter (Porto Alegre, 2007, 15') – Prêmio 'Filme de Aluno' no Flõ 2007.
Sinopse: Quatro amigos caem na estrada e discutem sobre o filme que querem fazer.
Roteiro e Direção: Zeca Brito


Uma (Porto Alegre, 2006, 13')
Sinopse: Uma cama, um pouco de vinho e um narguilé. O que mais seria necessário para desconstruir paredes entre espasmos monossilábicos?
Direção: André Arieta
Coletivo desorganizado .Cinema8ito.


Porcos Não Olham para o Céu (Gravataí, 2007, 11') – Prêmio Sonidos no FLõ 2007
Sinopse: Você tem mania de quê? Catarina tem mania de tudo: limpeza, organização e até de curiosidades. Cansada de tudo, resolve acabar com a própria vida. Esperando pelo fim de sua agonia, algo inesperado desperta a sua curiosidade e aí que ela se lembra da decisão e precisa agir rápido, se quiser voltar atrás.
Direção: Daniel Marvel
GABA Filmes


Imparcial (Porto Alegre, 2008, 15’)
Sinopse: Uma boca nervosa e uma mente aflita.
A narrativa apresenta-se como um fluxo de consciência que intercepta presente e passado, quebrando os limites espaço-tempo. Pense!
Direção: Thelmo Corrêa, Rogerio Farandola
Realização: Cinema Soco

Duas Ótimas Animações Francesas

Mais uma vez, duas ótimas dicas do blog Outro Cine. Apesar de francesas, essas duas belas animações são inspiradas em outros países, a primeira no Japão e a segunda na Argentina. Vale a pena dar uma conferida.

Amor Samurai em Animação Francesa

Honra, amor e vingança. Estes são temas recorrentes em filmes orientais. A animação Le Papillon trata justamente destes sentimentos, pois, apesar de ser uma produção francesa, é totalmente inspirada na cultura japonesa. O resultado deste curta-metragem é surpreendente. O desenho é todo baseado na época do Japão feudal, no tempo dos samurais. Neste ambiente se desenvolve uma história de amor que ultrapassa limites. Abaixo algumas opções para assistir Le Papillon.

Le Papillon



Sinopse
O amor pode transpassar a vida.

Gênero Animação
Diretor Antoine Antin / Jenny Rakotomamonjy
Ano 2002
Duração 3'30''
Cor Colorido
Bitola 35mm
País França



Bela Animação embalada pelo Tango

Um dos estilos musicais mais cinematográficos é o tango, pelo sentimento e emoção que transmite. Combinando o tango com a França, apesar de ser um ritmo identificado com a Argentina, têm-se a dramaticidade necessária para um clima de paixão extremada, vide O Último Tango em Paris (Ultimo tango a Parigi, Bernardo Bertolucci, França/Itália, 1972, 136min). Na animação 3D Entre Deux, não há Marlon Brando, nem Bertolucci, nem sexo, muito menos manteiga (!), mas há muita paixão. Este curta-metragem francês retrata o amor, digamos, impossível ― devido as condições ― de Aldo, um músico, por Julia, uma jovem instrumentista. A ação se passa numa estação de metrô parisiense, tudo ao som de muito tango. O curta foi realizado pelos promissores François Turquety e Laurent Labouille enquanto alunos da renomada Escola SupInfoCom, uma das mais prestigiadas instituições dedicadas a animação. Yerko Herrera


Entre Deux






Sinopse
Aldo, a estrela de uma propaganda, se apaixona por Julia.

Gênero Animação
Diretor François Turquety / Laurent Labouille
Ano 2005
Duração 5min
Cor Colorido / P&B
Bitola Beta SP
País França


sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Festival Internacional de São Paulo no Porta Curtas

O Porta Curtas em parceria com o Festival Internacional de Curtas de São Paulo diponibilizou durante asúltimas semanas 24 novos curtas-metragens brasileiros da seleção oficial do festival deste ano. Confira os vencedores abaixo! Para acessar clique aqui


Outra notícia muito legal é que o pessoal do site do Porta Curtas está redigitalizando seu acervo e grande parte dos mais de 600 curtas já se encontram disponíveis em tela maior e melhor qualidade de exibição.


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Emprego Temporário

Nos anos Collor, dois cinéfilos vão ao cinema assistir a um filme brasileiro.

clique aqui para ver o filme na janela do porta curtas

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Dez elefantes

Clara tem 8 anos e mora com a mãe e o irmão em uma casa no campo. As crianças brincam de pique-esconde. Clara se escondeu no galinheiro.

clique aqui para ver o filme na janela do porta curtas

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Casa de Máquinas
Uma chave inicia o funcionamento de uma complexa estrutura mecânica onde planejadas reações em cadeia e acaso se misturam em cooperação. O movimento é mostrado em seu princípio enquanto energia e o caminho em que percorre, seja esse rumo à sincronia, caos ou algo entre os dois.

clique aqui para ver o filme na janela do porta curtas

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Reportagem Lançamento "Ensaio sobre a Cegueira"


Link com a reportagem do lançamento do novo filme do Fernando Meirelles "Ensaio sobre a Cegueira" que é uma adaptação do livro de José Saramago.

Assista aqui

Abaixo o Trailer

domingo, 24 de agosto de 2008

Cinema nas águas

Foto do Diário do Rio de Janeiro

Hoje é o último dia do Aqualume na Lagoa. No evento, filmes, clipes e jogos de videogame são exibidos em uma tela de água de 600m². Segundo a página Diario do Rio de Janeiro
Para entender melhor como funciona toda a estrutura do evento, a mesma é composta por um painel que é criado a partir de uma poderosa bomba d’água, submersa a três metros de profundidade. Por trás, a 50 metros de distância, uma balsa com três projetores de alta definição e um gerador projetam na cortina de água mais de 2 milhões de pixels numa área de 600m². Distante da balsa, onde a engenharia se transforma em fantasia, um flutuador é responsável por transformar o jato de água que a bomba produz no leque painel que todos vêem.
Além de cultural, o projeto também tem viés ecológico. A movimentação da água ajuda na oxigenação da Lagoa e para compensar os danos dos geradores serão plantadas 100 árvores.

Só descobri o evento a pouco e consegui acompanhar apenas um dia. vale, tanto pelos filmes, quanto pelo espetáculo. Mais informações na página do Diário do Rio de Janeiro.


sábado, 23 de agosto de 2008

Cubism

Uma animação sobre um funcionário, daqueles empregos monótonos em que você trabalha num cubículo, que tem problemas com gases. Simplificando: peida muito.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Trilha "Rocky"



Inesquecível! Uma das trilhas sonoras que mais é utilizada e reutilizada é a do Rocky. São inúmeras as músicas dos 6 filmes, no entanto algumas são consideradas as melhores. Existem versões diferentes da música principal em alguns filmes. O 4º filme da série é o que reuni a pior trilha tanto que ela acaba até estragando algumas cenas de tão melosa e cafona que são. Mas com certeza a trilha de Rocky é eterna e como diria Apollo Creed "Eye of the tiger".

"Eye of the Tiger" - Survivor


Montagem com as cenas do treinamento do Rocky ao som de "Gonna Fly Now"-Música Tema Rocky



Trilha Sonora - Rocky Balboa: The Best of Rocky

Faixas

1. Gonna Fly Now (Theme From Rocky) - Bill Conti
2. Eye of the Tiger - Survivor
3. Going the Distance - Bill Conti
4. Living in America - James Brown
5. Redemption (Theme From Rocky II) - Bill Conti
6. Fanfare for Rocky - Bill Conti
7. Burning Heart - Survivor
8. Conquest - Bill Conti
9. Adrian - Bill Conti
10. No Easy Way Out - Robert Tepper
11. Rocky´s Reward - Bill Conti
12. Alone in the Ring - Bill Conti
13. Heart´s on Fire - John Cafferty
14. Can´t Stop the Fire - Bill Conti
15. Mickey - Bill Conti
16. Overture - Bill Conti
17. It´s a Fight - Three Six Mafia
18. Gonna Fly Now (John X Remix) (Mix) - Bill Conti

Link com a discografia do Rocky para baixar

Vitória Cine Vídeo - Inscrições abertas!

O 15° Vitória Cine Vídeo recebe inscrições até o dia 19 de setembro. O festival ocorre entre os dias 10 e 15 de novembro em Vitória, Espírito Santo. O regulamento prevê que:
Poderão concorrer filmes de curta e média metragem em 16mm, 35mm e vídeos produzidos originalmente em qualquer formato, até 50 minutos de duração, e copiados para Betacam (NTSC), Mini DV, DVCam, HDCam e DVD. Serão aceitos filmes e vídeos produzidos por empresas ou produtores brasileiros, finalizados em 2007 e 2008, e que não tenham sido selecionados em edições anteriores do Vitória Cine Vídeo.


Maiores informações sobre as inscrições na página do evento.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Trilha "Juno"



Uma das trilhas mais elogiadas esse ano é do filme Juno. Abaixo segue uma lista com as músicas do cd da trilha e 2 clipes, que nada mais são que trechos do filme.

Abertura do Filme com a música de Barry Louis Polisar: "All I Want Is You"


Música interpretada pelos protagonistas do filme Ellen Page e Michael Cera: "Anyone Else but You"


Músicas do Cd da Trilha de Juno
01 Barry Louis Polisar: "All I Want Is You"
02 Kimya Dawson: "Rollercoaster (Juno Film Version)"
03 The Kinks: "A Well Respected Man"
04 Buddy Holly: "Dearest"
05 Mateo Messina: "Up the Spout"
06 Kimya Dawson: "Tire Swing"
07 Belle & Sebastian: "Piazza, New York Catcher"
08 Kimya Dawson: "Loose Lips"
09 Sonic Youth: "Superstar"
10 Kimya Dawson: "Sleep (Instrumental)"
11 Belle & Sebastian: "Expectations"
12 Mott the Hoople: "All the Young Dudes"
13 Kimya Dawson: "So Nice So Smart"
14 Cat Power: "Sea of Love"
15 Kimya Dawson and Antsy Pants: "Tree Hugger"
16 Velvet Underground: "I'm Sticking With You"
17 The Moldy Peaches: "Anyone Else But You"
18 Antsy Pants: "Vampire"
19 Ellen Page and Michael Cera: "Anyone Else but You"

Qual o melhor filme da "Pornochanchada brasileira" ?


Bol Lança enquete sobre Pornochanchada

Não somos de fazer propaganda, mas achei interessante a proposta do pessoal do BOL (sim eu achei que nem mais existisse esse site). Os caras estão fazendo uma enquête sobre quais são os melhores filmes eróticos brasileiros, produzidos entre 1969 até 1980. Para quem quer participar da enquête clique aqui

Durante a década de 70 e 80, a pornochanchada dominou a produção cinematográfica brasileira, graças a uma fórmula que combinava custos baixos e grandes bilheterias no cinema. Misturando pitadas de comédia e erotismo, os filmes do gênero foram rodados, em grande parte, na chamada 'Boca-do-lixo', região conhecida por bordéis e boates de São Paulo.

Um filme de 1969, "Os Paqueras", é considerado o marco zero da pornochanchada e causou frisson por mostrar uma moça que fazia sexo simplesmente por fazer.

A pornochanchada serviu para lançar ao estrelato as atrizes Vera Fischer (protagonista de "A Super Fêmea") e Sônia Braga (de "A Dama do Lotação"). A apresentadora Xuxa, no mesmo ano do polêmico "Amor Estranho Amor", protagonizou a comédia "Fuscão Preto", em que simula uma cena de sexo com o automóvel. Além delas, Helena Ramos, Aldine Müller, Nicole Puzzi, Monique Lafond, Matilde Mastrangi e Zaira Bueno são reconhecidas como as musas do gênero. Entre os homens, o maior ídolo desse tipo de filme foi David Cardoso, arquétipo do 'macho brasileiro' e considerado o 'rei da pornochanchada'.

Entre os títulos do pornochanchada estão os sugestivos "Cada Um Dá O Que Tem" e "Lua-de-mel & Amendoim". Relembre esses e outros filmes no álbum e vote no melhor título da pornochanchada brasileira.

Como na internet nada se cria, tudo se copia (parafraseando o Velho Guerreiro), achei que nas sugestões deles não tinham vários clássicos da pornochanchada brasileira, por isso resolvi fazer a versão Pão Com Ovo dessa enquête. As sugestões estão ai ao lado, é só você escolher.

* - Indico o cd Super 70 do Che (aka Alexandre Caparroz) para ler esse post
- Sem querer influenciar, mas já influenciando indico "As 1001 Posições do Amor (1978)", clássico com a participação de Pedro de Lara e Tião Macalé, abaixo um fragmento do filme.





terça-feira, 19 de agosto de 2008

Santa Maria é selecionada no Doc Tv


É de Santa Maria um dos selecionados para o Doc tv IV. Dentre os 29 trabalhos concorrentes, o júri escolheu o projeto "Minas de Camaquâ" de Carolina Berguer, que junto com "Monte Vêneto" de Guilherme Spolidoro, receberá a quantia de 110 mil reais para sua produção. Este montante é composto pela dotação financeira de 80 mil efetivado pelo Convênio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Associação Brasileira das Emissoras Públicas - ABEPEC, sendo os restantes 30 mil aportados pelos patrocinadores CEEE e TV Educativa do Rio Grande do Sul (TVE RS) para a produção dos dois documentários. Parabéns para Carolina e parabéns para a Milimmetros, a produtora responsável pelo projeto.

Confira os outros selecionados do Doc Tv no site da Tv Cultura

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* - Notícia retirada do blog da Estação Cinema

Clipe: Trilha "Rocket Science"


Começarei uma nova sessão neste blog. Postarei clipes de trilhas de filmes. Muita gente conhece as músicas mas não sabe o nome ou quem a canta. Além disso, algumas trilhas são mais famosas que os próprios filmes. Aguardamos sugestões.
O primeiro clipe que eu posto é o Clipe da Música "I Love The Unknown" interpretada por Eef Barzelay, do bom filme Rocket Science.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A Dama de Copas e o Rei de Cuba

Estréia, hoje a noite, o espetáculo que seria a 100ª peça do ator/diretor Pedro Freire Jr. O fundador do grupo Presença começou o projeto em 2006, mas morreu em 15 de dezembro do ano passado, não tendo a chance de finalizar a peça. Contudo, seu amigo Luiz Carlos Grassi em parceria com Hiram Nunes e todo o pessoal do Grupo Presença deram seqüência ao sonho de Freire. A apresentação é hoje, terça e quarta, às 20h15min, no Theatro Treze de Maio. Os ingressos custam: R$ 10 (geral), R$ 8 (sócios do teatro) e R$ 5 (estudantes e idosos).

“A Dama de Copas e o Rei de Cuba” é uma adaptação do texto homônimo de Timochenco Wehbi, escrito em 1973. A trama reflete os anseios e desejos de duas mulheres pobres que vivem no subúrbio de uma grande cidade brasileira.




STRAWBERRY PIE de Tony Reina

Depois de um bom tempo sem nunhuma indicação de curtas, preparei uma boa seleção para ir postando durante a semana.

Para começar, escolhi uma bela animação criada pelo espanhol Tony Reina. O cara já fez vários trabalhos para Pasozebra, Disney e Keytoons, sendo "Strawberry Pie" sua primeira animação. Criada para a conclusão do Mestrado em Computer Animation na Universidad de las Islas Baleares, o curta conta a estória de um garotinho tentando entregar uma torta para sua vizinha.

Link para o blog do Tony Reina: http://tonireyna.blogspot.com/


Strawberry Pie


domingo, 17 de agosto de 2008

Mais Uma: Wim Wenders em Porto Alegre

Poisé, mais uma do Fonteiras do Pensamento. Depois da vinda de David Lynch, algumas semanas atrás, o curso de altos estudos Fronteiras do Pensamento Copesul Braskem trás à Porto Alegre outro cineasta de renome, dessa vez é o alemão Wim Wenders. A palestra ocorrerá hoje, dia 18, as 19h30min, no Salão de Atos da Ufrgs. Como aconteceu com Lynch, os lugares são reservados para os participantes do curso, porém devem ser liberados alguns ingressos - com um preço bem salgado - para o público em geral. Saiba mais informações no site do Fronteiras do Pensamento.

Pra quem não conhece muito sobre Wenders, ou conhece e gosta dos seus filmes, o Santander Cultural esta fazendo desde o dia 11 até o dia 21 uma mostra em homenagem ao diretor. Mais informações no site do Santander Cultural

Tão longe, tão perto: Wim Wenders faz conferência em Porto Alegre Cineasta alemão fala na noite de 18 de agosto no Salão de Atos da Ufrgs, dentro da programação do curso de altos estudos Fronteiras do Pensamento Copesul Braskem. (15/08/2008)

Wim Wenders, um dos mais importantes cineastas alemães, estará em Porto Alegre nesta segunda-feira, 18, para uma conferência a partir das 19h30min, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O evento integra o curso de altos estudos Fronteiras do Pensamento Copesul Braskem.

Os filmes de Wim Wenders costumam abordar temas como a busca, a procura e o encontro [do que se buscava], e a movimentação entre lugares passageiros. O autor de Paris, Texas (1984) já foi premiado nos festivais de cinema de Cannes e Veneza.

É um cineasta que desperta sentimentos contraditórios: há os que amam suas obras e os que dormem durante seus filmes; há os que festejam suas obras de modo delirante, enquanto outros as criticam como pretensiosas demais. É, no entanto, um dos nomes mais importantes do cinema alemão e do mundo e já rodou mais de 50 filmes. Se Paris, Texas o tornou conhecido e respeitado, Tão longe, Tão Perto, Asas do Desejo e Buena Vista Social Club o consagraram como representante do cinema feito na Alemanha em todo o mundo.

Wim Wenders sempre procurou fazer um cinema de autor, o que lhe valeu muitos rótulos, entre estes o de ingênuo. Talvez este seja o motivo pelo qual seu cinema prossiga sempre tão vigoroso, falando de temas que tocam a juventude, como road movies, viagens, buscas e transformações existenciais. Segundo ele, é exatamente "esta visão pessoal das coisas" que os jovens procuram, seja no cinema, na literatura ou na música.

Minibio – A trajetória de Wim Wenders, hoje com 63 anos recém-completos (14 de agosto), é emocionante e extensa. Ernst Wilhelm Wenders nasceu na difícil época do pós-guerra em Düsseldorf, uma cidade de tradição industrial; seu pai, um médico, exigia que ele freqüentasse a missa aos domingos e cuidava com severidade de sua formação escolar. O jovem Wenders pretendia tornar-se padre, embora já se interessasse pelos faroestes americanos. Em 1963, após concluir o Gymnasium (o equivalente a um Ensino Médio de excelente qualidade e muito exigente), decidiu seguir os caminhos do pai e cursar Medicina; dois semestres após, deixou o curso para estudar Filosofia, interrompido também dois semestres depois. Dedicou-se à pintura de paisagens em aquarela e à leitura de clássicos da literatura por algum tempo.

Sua paixão pelos Estados Unidos, porém, determinaria seu destino e a estética de suas obras. Graças a uma oportunidade como assistente na filial da United Artists em Düsseldorf, Wim Wenders conheceu o mundo do cinema. Partiu a seguir para a França, mas a idéia de estudar na famosa escola superior de cinema de Paris fracassou. A partir de então, iniciou-se sua formação particular até ser aceito na recém-inaugurada Escola Superior de Cinema e Televisão de Munique.

Além de sua paixão pelos Estados Unidos, Wim Wenders ama fotografia, música e futebol. Assim, após concluir os estudos, filmou O Medo do Goleiro Diante do Pênalti (1971), baseado num romance de Peter Handke; contudo, o começo de seu reconhecimento artístico veio somente dois anos depois, com Alice nas Cidades (1973).

Em 2008, no Festival de Cannes, em entrevista coletiva sobre seu último filme, Palermo Shooting, o diretor alemão disse que "fazer cinema é mostrar tudo o que a imaginação pode criar e isso deve ser feito de uma maneira pessoal, que é a única forma de manter o cinema vivo". Atualmente, além de fotógrafo e cineasta, Wim Wenders é professor da Escola Superior de Cinema de Munique (Hochschule für Bildende Künste Hamburg - HFBK).

notícia retirado do site da Fundacine, para ver ela na integra clique aqui

sábado, 16 de agosto de 2008

Dica de Filme Besteirol: Superbad - É Hoje (2007)

Superbad - É hoje
EUA, 2007 - 114 min
Comédia
Direção:
Greg Mottola
Roteiro:
Seth Rogen e Evan Goldberg

Quando você não é popular no 2o grau dos EUA qualquer coisa que possa te fazer parecer um cara legal, menos Nerd e não "Loser" deve ser aproveitada. Ainda mais quando você pode se dar bem. Esse é lema de vários filmes "Besteirol's".
Superbad - É Hoje (do mesmo cara de Ligeiramente Grávidos e O Virgem de 40 anos), faz parte dessa categoria, no entanto, "besteirol por besteirol fique com o menos besta"(já dizia alguém, caso ninguém tenha dito eu disse)então se estiver em dúvida entre qual filme desse tipo assistir Superbad é uma boa pedida. Com um elenco muito bom: Jonah Hill(Aprovados e Rocket Science),Michael Cera (Juno),Bill Hader e Seth Rogen (Ligeiramente Grávidos)e com boas atuações e entrosamento, o filme que parece decorrer para mais uma estória óbvia acaba surpreendendo ao seu transcorrer. O filme que conta a aventura de 2 amigos inseparáveis Seth e Evan(respectivamente o gordo e o nerd ingênuo) e mais um amigo Foggel ou McLovin(o nerd-mor que se acha esperto) que são encarregados de conseguir as bebidas álcoolicas para uma festa, já que Foggel conseguiu uma identidade falsa, que depois descobrimos que o nome que consta na identidade é McLovin, sim somente McLovin e nada mais. É claro, que isso não vai dar certo e na hora em que McLovin vai comprar as biritas um assalto acontece e a polícia é chamada. A partir daí o filme muda e os dois tiras que aparecem na loja de bebidas acabam levando o nosso amigo McLovin para uma noite de diversão e a dupla de amigos que ficou esperando do lado de fora do mercado acabam tendo que arranjar outro jeito de conseguir as biras. Se eles vão reencontrar McLovin?, se vão conseguir as bebidas?, se conseguirão ir a festa? são perguntas que eu não vou responder mas que valem a pena serem respondidas assistindo a Superbad.

confira o trailer


Curiosidades

- Seth Rogen e Evan Goldberg começaram a escrever o roteiro de Superbad - É Hoje quando tinham apenas 13 anos. O motivo, segundo eles, é que começaram apenas para ver se conseguiam escrever um filme.

- Os protagonistas Seth e Evan têm estes nomes em referência aos roteiristas Seth Rogen e Evan Goldberg.

- A palavra "fuck" é dita 186 vezes no decorrer do filme.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

As artes das sequências de título

Não é de hoje que as seqüencias iniciais e os créditos são atrações a parte em filmes e seriados. Pois a página The Art of The Title Sequence é um compilado das melhores representantes das ditas cujas. Sobre cada uma delas, apresenta uma análise (em inglês) com imagens. Também é possível ver um vídeo de cada sequência. Viciante!

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Estréia do "Manhã Transfigurada"


Hoje às 14h, no Palácio dos Festivais, em Gramado, ocorre a Avant Premiere do mais que esperado filme "Manhã Tranfigurada", de Sergio Assis Brasil. A odisséia iniciada em 2002 e que, nesses 6 anos, passou pelos mais diversos tipos de dificuldades, entre eles o falecimento do diretor, finalmente chega ao seu fim. Feita quase que por completo, com profissionais de Santa Maria, "Manhã Tranfigurada" é o segundo longa-metragem da região*, e é de uma representatividade imensa para a cidade, marcando-a definitivamente como um importante pólo de produção audiovisual no Brasil.
Em breve, a população de Santa Maria terá a oportunidade de conferir os resultados de tantos anos de luta e obstinação. Possivelmente a estréia na cidade ocorrerá durante o festival de cinema, em novembro.

Outro representante no festival de gramado é o curta “Fome de quê?”, de Luiz Alberto Cassol. O filme, que já foi lançado na cidade, sendo exibido nos cinemas antes do longa “Valsa para Bruno Stein”, em uma ótima iniciativa dos proprietários das salas locais, será exibido na Mostra Gaúcha, a partir das 14h, no Centro Municipal de Cultura.

Clique aqui e veja a cobertura do Diario de Santa Maria sobre o assunto


* o primeiro longa metragem produzido em Santa Maria é “Abas Largas” (1962)

Notícia retirado do Blog da Estação Cinema de Santa Maria

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Travessia Ferroviária (踏切)

Há tempos que diversos filmes asiáticos estão separados para entrar aqui no OutroCine, porém, por conta de um perfeccionismo extremo deste que escreve, muitos acabam ficando momentaneamente de fora devido a dificuldade em se encontrar as informações pertinentes a tais produções. Não é nada fácil achar os dados de curtas japoneses, coreanos ou chineses, por exemplo, pois, a grande maioria, vem com informações escritas no idioma originário. É o caso do curta-metragem japonês chamado 踏切 (pois é, também não sei ler japonês!), que aqui ganhará o nome de Travessia Ferroviária, já que das traduções online disponíveis este foi o que pareceu mais pertinente. Ficarei devendo informações como elenco, ano de produção e bitola em que foi filmado (é muito provável que tenha sido gravado em vídeo), porque após revirar a internet centenas de vezes na ingrata missão de achar dados num idioma da qual não fui agraciado com o dom, nada foi encontrado. Travessia Ferroviária, uma comédia despretensiosa, até um tanto boba, é o primeiro filme dos Defrosters, que é uma espécie de clube, resultado da união de amigos atores, diretores e roteiristas que juntos formaram um grupo voltado para a criação audiovisual. 時計このショートフィルムの下 (assista o curta-metragem abaixo).

Yerko Herrera

Travessia Ferroviária (踏切)

Sinopse
Antes de atravessar uma linha ferroviária, um homem comete um pequeno equivoco que pode custar-lhe caro.

Gênero Ficção
Diretor Okuma Ichiro
Duração 4 min
Cor Colorido
País Japão


dica retirada do blog Outro Cine

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Você reconhece o filme apenas por uma letra?


É este o desafio que a página Empire Features propõe. Teste seus conhecimentos aqui.
Dica do Marcos.

Vivo arte.mov - Inscrições abertas


Até o dia 4 de outubro de 2008, o Vivo arte.mov estará recebendo inscrições. O festival é voltado para artes em mídias móveis. Podem ser inscritos vídeos de até 3 minutos, concluídas no período de janeiro de 2007 a outubro de 2008. As inscrições podem ser feitas através do site do festival.

Da página do festival:

O festival, em sua terceira edição anual, consolida-se como um espaço privilegiado para a produção e reflexão crítica em torno da chamada "cultura da mobilidade", priorizando a utilização consciente das mídias móveis para fins de construção de formas de compartilhamento de conhecimento, de acesso à informação e à arte, com a inserção de experiências no espaço público em uma programação que explora as possibilidades criativas de iniciativas nesse campo.

Festival CUCO II - Curta Cinema Online

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O Festival CUCO II - Curta Cinema Online - está com inscrições abertas para sua segunda edição.

O primeiro Festival de Cinema e Vídeo brasileiro com recursos totalmente online e gratuitos está apostando tudo em 2008, após grande reconhecimento já na sua temporada de estréia.

O Festival CUCO II - Curta Cinema Online já faz parte do circuito brasileiro de festivais e neste ano vem com novidades, como a categoria "animação", que esteve ausente no ano passado, e o CUCO DE OURO. No total, são 5 categorias: CUCO.Fic, CUCO. Doc, CUCO.B, CUCO.Art e CUCO.Anima.

Pra quem já conhece, inscreva-se!
Pra quem ainda não conhece, conheça e inscreva-se!

As inscrições vão até 25 de outubro!
Cuque-se!


Festival CUCO - Curta Cinema Online
www.festivalcuco.blogspot.com

EXPOSIÇÃO "O CINEMA EM CARTAZ"


O Museu de Arte Brasileira da FAAP (Higienópolis - São Paulo) está promovendo a exposição “O Cinema em Cartaz”. A mostra apresenta mais de trezentos cartazes, produzidos por ilustradores como Benício, Ziraldo, Lina Bo Bardi e Angeli. Informações da página do museu:

A idéia é fazer com que o visitante se defronte com diferentes momentos da história da arte, do cinema e do design. Segundo o professor Rubens Fernandes Junior, através destes cartazes é possível não só perceber sua importância iconográfica, mas também traçar uma história, sincronizando as técnicas de impressão, os diferentes estilos de representação, o design, o cinema, enfim as manifestações dos vários momentos e movimentos da vida humana. “A FAAP se dedica e assume a guarda dessa história como parte imprescindível da memória coletiva”, completa o curador.
Exposição: “O Cinema em Cartaz”
Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP - Salão Cultural
Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Exposição: de 10 de Agosto a 16 de setembro de 2008
Horários de visitação: 3ª a 6ª feira, das 10h00 às 20h00
Sábados, Domingos e Feriados: 13h00 às 17h00
Informações: (11) 3662-7198
Agendamento para visitas monitoradas: (11) 3662-7200

ENTRADA GRATUITA

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

The Asylum

Que a atual produção hollywoodiana é uma das menos criativas, porém mais lucrativas, de todos os tempos, é praticamente um consenso. E já que o público está consumindo um monte de besteira reciclada, uma produtora resolveu barbarizar. Com orçamentos baixíssimos, The Asylum só produz filmes, digamos assim, inspirados em sucessos. Fica aqui o desafio de descobrirem de quais filmes o pessoal da Asylum buscou algumas de suas "inspirações":


(clique nas imagens para ampliar)

Hancock (2008)

Um super-herói bêbado, antipático, debochado e que a cada ato heróico causa prejuíjos gigantescos, resumindo um babaca. Esse é o mote de Hancock. Um herói que ao invés de ser amado é odiado pelo povo. Mas isso está para mudar no dia que o nosso herói conhece Ray, um relações públicas interpretado por Jason Bateman, da série Arrest Development, que sonha em fazer do mundo um lugar melhor. Ray se compromete a melhorar a imagem do herói e garantir o reconhecimento de seus atos em prol da comunidade. O filme começa num ritmo muito bom, sem muita enrolação como os outros filmes de super-heróis mas, de repente, você percebe que tudo aquilo que você pensou que fosse durar o filme todo acabou em 20 minutos. E aqueles clichês sobre crise de identidade e de como ganhou seus poderes que geralmente acontece no começo, vão do meio até o fim do filme. A grande virada que acontece no filme(que eu não vou contar) surpreende mas tem efeito muito mais negativo do que positivo. A explicação sobre o que realmente é e foi Hancock é muito fraca, e ainda depois você não entende direito quais são seus verdadeiros pontos fracos e nem o que ele realmente é e foi. Já para Charlize Theron, que tá muito gata no filme, a sua personagem é muito chata e de mera figurante acaba se tornando decisiva até demais. Apesar dos apesares o filme é algo novo no gênero super-herói e merece ser saudado, talvez por ter ficado mais de 10 anos circulando pelos corredores de Hollywood o roteiro acabou sendo mudado tantas vezes que acabou ficando meio aquém do esperado.
Hancock, assim como o Quarteto Fantástico, é um herói sem identidade secreta só que é solitário. E isso nos faz refletir se você fosse o único a ter super-poderes e todo mundo soubesse disso, as pessoas iriam querer que você ficasse só policiando e salvando vidas. E isso é realmente muito chato e você iria querer encher a cara também, porque afinal de contas, você voa e não precisa dirigir.

Manda Bala: "Quando o rico rouba o pobre, o pobre rouba o rico!"


Estréio no blog da Pão Com Ovo a convite do Bruno (o Kieling) pelo meu gosto para filmes de qualidade discutível. Sou aficionado por filmes de terror “trash”. Porém, a minha primeira indicação de trash tem apenas o fato de que tudo o que é mostrado concorda com a verdade. O filme chama-se Manda Bala (Send a Bullet – 2007/EUA) e foi dirigido pelo jovem documentarista americano Jason Kohn.


Trata-se de uma análise extremamente profunda e bem montada da onda de seqüestros na cidade de São Paulo no ano de 2006. Interligado problemas sociais às mazelas da sociedade Brasileira, como a corrupção e a indústria do crime, o filme consegue unir, em uma só teia de elementos, políticos, marginais, um médico e sapos.

- Trailer do Send a Bullet -



Manda Bala trouxe para uma leitura, digamos, mais obscena, a conhecida fraude da Sudam maquinada por Jader Barbalho e sua trupe de sonegadores, conectando as pontas de um processo corruptor que desvia o dinheiro das áreas mais pobres (no caso, do Pará) gerando êxodo no norte e nordeste brasileiros de novos favelados para Rio de Janeiro e São Paulo.

Nessa ligação há um toque de genialidade por parte do Diretor: uma fazenda de sapos. O caso é que Barbalho, enquanto coordenador da Sudam, costumava depositar polpudas “verbas de incentivo” na conta de uma determinada fazenda de sapos no Pará, fazenda essa de propriedade de sua mulher. O que Kohn, Jason Kohn, faz é entrevistar um criador de sapos de São Paulo e usar as imagens da linha produtiva dos anfíbios para permear toda a história do filme, com várias metáforas de bom gosto (coisa rara em se tratando de sapos: vide Magnólia) comparando a evolução de um girino à vida no Brasil.

Outro ponto peculiar e igualmente bem bolado, é a participação de um cirurgião plástico especializado em reconstrução auricular. Ele explica o processo que desenvolveu enquanto algumas entrevistas e imagens ilustram a prática comum em seqüestros de se mandar pedaços da orelha da vítima para a família, como prova de que o bandido é do mal. Algumas cenas de necessárias de vítimas berrando em pocilgas sendo filmados por câmeras VHS de cabeçote deveras sujo são apreciadas nessa parte do filme. Um detalhe legal de se notar é que o cirurgião, assim como empresas que blindam carros ou especialistas em segurança que oferecem cursos de defesa anti-seqüestros, são ramos novos no mercado, gerados pela indústria do crime e que têm acesso restrito às camadas mais ricas da população.

Em dado momento do filme o volume de informação, virado na cabeça do expectador em um carrinho de mão cheio de sapos, juízes, policiais e orelhas começa a fazer sentido de uma forma desconfortavelmente óbvia. O diretor mesmo sendo um americano, tem uma visão da sociedade de 3° mundo brasileira bastante lúcida e sem exageros. Jader Barbalho é entrevistado e está bem, seu povo está mal, as vítimas dos seqüestros não podem usar brincos e os sapos são fritos à milanesa.

Manda Bala é um filme não exibido nos cinemas e nem lançado em DVD para o Brasil. Legal, né? No Iniciozinho do filme uma frase aparece na tela: “A film that cannot be shown in Brazil”. Será que foi o Jader Barbalho que barrou o filme ou os realizadores ficaram com medo de que suas orelhas fossem decepadas lá nos EUA? Sei lá, só sei que o documentário é irritantemente esclarecedor e nos mostra que somos todos sapos criados por Barbalhos (bonito isso!).

(Como o filme não foi lançado em DVD no Brasil, você pode baixá-lo, sem culpa nenhuma, clicando aqui)

sábado, 9 de agosto de 2008

Encarnação do Demônio: A volta de Zé do Caixão

Sim ele voltou, 10 anos depois do seu último longa, Mojica retorna aos cinemas na pele do seu personagem mais conhecido. Terceira parte da trilogia iniciada em 1964 com “À Meia-Noite Levarei sua Alma”, "Encarnação do Demônio" teve o roteiro escrito em 1966, mas foi impedido de ser filmado pela ditadura. Foram vários os problemas no decorrer desses 40 anos que dificultaram a realização da obra , colaborando assim, para que se criasse um mito em torno da produção, como que se ela fosse amaldiçoada. Finalmente em 2000, Paulo Sacramento, da produtora Olhos de Cão, e Dennison Ramalho, roteirista, procuraram José Mojica Marins para propor uma parceria criativa, e por indicação do próprio Mojica, resolveram tocar o projeto de "Encarnação do Demônio" adiante.

A estréia do filme foi nessa sexta, dia 08, após muita expectativa. Ganhador de sete prêmios no 1º Festival Paulínia, o filme conta com uma equipe de peso: a fotografia é de José Roberto Eliezer, de O Cheiro do Ralo (2006); a Direção de Arte é de Cássio Amarante, de Abril Despedaçado (2001) e a música de André Abujamra e Marcio Nigro, de Durval Discos (2002). Além disso o filme conta com um grande elenco, no qual participam nomes como Zé Celso Martinez Corrêa, Helena Ignez e Jece Valadão, em sua última inclusão na tela grande, e também Milhem Cortaz, Adriano Stuart, Rui Rezende, Cristina Aché, Débora Muniz, Thais Simi, Cléo De Páris, Nara Sakarê e Raymond Castile.

A estória trata sobre o coveiro Josefel Zanatas, o Zé Caixão, ou Coffin Joe (para os estrangeiros) que após 40 anos preso, é libertado. De volta às ruas, o sádico funerário está decidido a cumprir a meta que o levou à prisão: encontrar a mulher que possa gerar seu filho perfeito. Em seu caminho pela cidade de São Paulo ele deixa um rastro de horror, enfrentando leis não naturais e crendices populares.

site do filme: http://www.encarnacaododemonio.com.br


Segue abaixo o trailer do filme e 2 curtas que servem para entrar no clima do lançamento. O primeiro é um documentário de Ivan Cardoso sobre universo de terror genuinamente brasileiro de José Mojica Marins. Já o segundo é uma animação de terror muito bem humorada, que conta com a narração do próprio Josefel Zanatas.

Encarnação do Demônio - Trailer


O Universo de Mojica Marins




Lasanha Assassina

Britney Spears, a stripper de Tarantino


Britney Spears atuará no novo filme de Quentin Tarantino. Para reerguer sua carreira, a cantora fará o papel de uma lésbica stripper assassina no novo filme do diretor. A obra será um remake de Faster Pussycat! Kill! Kill!, de 1965.
Uma decisão, ao que tudo indica, acertada de Spears. Tarantino tem a manha para conseguir boasa atuações de atores fracos ou razoáveis. Vide John Travolta e Samuel L. Jackson, em Pulp Fiction, e Kurt Russel em À Prova da Morte (Grindhouse).

Trailer da versão original de Faster Pussycat! Kill! Kill!:


sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Revelando os Brasis ano III



O projeto Revelando os Brasis, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, retoma suas atividades. Voltado para municípios com menos de 20 mil habitantes, ele é formado por um conjunto de ações que busca democratizar o acesso as novas tecnologias audiovisuais e permitir aos moradores destas cidades contar suas histórias.


Antes de rodar o país, é realizado um concurso de roteiros somente para moradores de municípios com menos de 20 mil habitantes. Quarenta são selecionados e os autores destes recebem cursos de de roteiro, direção, produção, fotografia, som, edição para produzirem o filme em suas cidades. Após finalizadas, as produções são exibidas em pequenos municípios.

Release do Revelando os Brasis ano III no site do evento:

O Circuito de Exibição do Revelando os Brasis retoma a estrada a partir do dia 7 de agosto. Três caminhões vão percorrer 24,5 mil quilômetros em todo o País, levando telas, cadeiras e projetores para promover sessões em ruas e praças. Todos os vídeos da programação foram realizados por moradores de pequenas cidades que participaram da segunda edição do projeto, que viabiliza a produção de vídeos digitais em municípios com até 20 mil habitantes. Ao todo, o Circuito passará por 40 municípios com até 20 mil habitantes e por 21 capitais. Todas as sessões têm entrada franca.

O lançamento do Circuito, no dia 7 de agosto, às 19h30, será no município de Barra de São Miguel, a 175km de João Pessoa, na Paraíba, e contará com a presença do secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin. A população irá assistir ao vídeo realizado na cidade, o documentário “A Encomenda do Bicho Medonho”, dirigido por André da Costa Pinto. A sessão será ao ar livre, em uma tela de cinema medindo cinco metros de altura por oito metros de largura. Duzentas cadeiras serão disponibilizadas para acomodar a platéia.

Para cumprir toda a programação do Circuito de Exibição até o dia 11 de setembro, data prevista para o encerramento das sessões, os caminhões do projeto percorrerão rotas diferentes simultaneamente. A primeira rota passará pela Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá e Mato Grosso. A segunda rota inclui Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Acre. A terceira rota passará pelo Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe e Alagoas.

Calango


Calango! é o filme da 1ª turma da Oficina de Animação 3D da OZI Escola de Audiovisual de Brasília. O filme foi realizado em 3 meses pelos alunos que em sua maioria nunca tiveram contato anterior com nenhum programa 3D.

Calango!




Sinopse: Um esfomeado calango decide que um grilo será sua próxima refeição... mas as coisas não serão tão simples quanto ele imagina. Ação, humor e uma perseguição desenfreada numa animação 3D bem brasileira...
Alunos participantes: Alessandra Mota, Alexandre Souza, Anderson Lopes, Dalmo Pereira, Davi Gonçalves, Diego Brandão, Hélio Araújo, Herbert Carlos, Marcelo Bassani, Misac Gomes, Neuber Dias, Philipe Santiago, Ricardo César, Rodrigo Simom, Thiago Miranda, Zé Augusto, Milton Blanco, Pedro Tarcísio.
Prêmios recebidos:
AnimaMundi 2007
"Melhor Animação em Curso - 3º Lugar";
"Melhor Animação em Curso Brasileira"
Mostra Mosca 2007
"Melhor Animação"

Mais informações em:
www.calangofilme.com.br

Cero Latitud: Inscrições abertas!


O Festival Cero Latitud, que ocorre em Quito, Equador, está com as inscrições abertas para sua 6ª edição. O evento é voltado para longas e curtas de ficção latino-americanos. As inscrições podem ser feitas pela página do evento até o dia 25 de agosto. Os filmes devem ser enviados nos formatos DVD ou VHS, com legendas em espanhol. O festival ocorre de 9 a 19 de outubro deste ano.

5 Minutos 2008: Inscrições Abertas


Eis ai um festival bem interessante e com uma premiação bacana.

"Neurônios a postos! Foi dada a largada para a décima segunda edição do Festival 5 Minutos, o mais tradicional e democrático evento do gênero, aberto a vídeos realizados em qualquer formato e com temática livre, com duração máxima de cinco minutos. É hora de deixar fluir tudo o que estiver em sua mente!;"

As inscrições podem ser feitas até 20 de agosto através do site: http://www.dimas.ba.gov.br/5min2008/index.html.

São R$ 30.000,00 (trinta mil reais) em prêmios. O festival acontece de 10 a 15 de novembro, em Salvador.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Papo de Botequim

Quem nunca, em um buteco, acabou tendo uma ótima conversa com um embriagado desconhecido. É nesse contexto que o pessoal da UFF criou o curta "Papo de Botequim", um ótimo documentário sobre a importância cultural e democrática dos botequins na cidade do Rio de Janeiro. O curta é uma embreagante viagem pelo submundo etílico da capital carioca, tonando-se uma grande oportunidade de conhecer representantes ilustres desse universo.

clique aqui para ver o filme na janela do porta curtas
clique aqui para ver o filme direto no seu windows media player

Gênero Documentário
Diretor Allan Ribeiro
Elenco Frequentadores de Botequins do Rio de Janeiro
Ano 2004
Duração 20 min
Cor Colorido
Bitola Vídeo
País Brasil
Prêmios
Melhor documentário em vídeo no Curta-se - Festival Luso-Brasileiro de Curtas Metragens de Sergipe 2005
Melhor Documentário no Gramado Cine Vídeo 2005
Melhor Documentário no Vide Vídeo 2005
Melhor Roteiro em Documentário no NÓIA - Mostra Cearense de Vídeos Universitários 2004
Melhor Vídeo Documentário no NÓIA - Mostra Cearense de Vídeos Universitários 2004


quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Garotos Perdidos 2

“DORMIR DE DIA,
FAZER FESTA A NOITE TODA.
NUNCA FICAR VELHO.
NUNCA MORRER. “

Era então 1987. E não sei que diabos aconteceu, mas Joel Schumacher estava inspiradíssimo. Foi neste ano que ele dirigiu aquele que é considerado o melhor filme de todos os tempos (considerado por mim, obviamente), Garotos Perdidos. Irretocável. Roteiro, trilha, tema, atores, fotografia, tudo muito bem encaixado, tudo do jeito que devia estar.

O mundo, porém, como diz um velho clichê, dá voltas. E os nossos amados produtores hollywoodianos resolveram ganhar mais uma graninha e fazer uma continuação. Lost Boys – The Tribe (2008) é a cagada da vez. Menos mal que procuraram seguir a linha do primeiro filme. Inclusive usando os mesmos atores dos melhores personagens daquele, Corey Feldman (Edgar Frog) e Corey Haim (Sam Emerson – que só aparece alguns segundos). A trilha ainda é calcada no rock’n’roll (que, aqui, infelizmente, é new metal) e retorna com a ótima Cry Little Sister. Em The Tribe há mais sustos e menos gore do que no primeiro. E para tentar agradar os nerds de plantão, contém algumas piadelas com outros filmes (“minha nossa, quer dizer que vocês dois nunca ouviram falar de “Os Goonies”? “. Obviamente não, citar os goonies em Lost Boys é uma blasfêmia!).

Os Coreys no primeiro filme

A história segue legal até perto do fim. Mas aí que o bicho desanda. Parece que tudo ocorre muito fácil, que falta algo. No primeiro, quando tudo parece acabado, surge uma nova complicação, o que contribui muito para a qualidade do roteiro. Neste não, tudo simplesmente termina sem muita dificuldade. O que tudo indica é que haverá um terceiro filme da série. E isso é reforçado pela cena que ocorre após os créditos. Além disso, muita coisa não é explicada, inclusive com alguns diálogos que não fazem sentido (em tempo, nos steites foi publicada uma HQ sobre a série antes do segundo filme, o que pode resolver algumas questões).


Para quem gosta de Garotos Perdidos, assistir “The Tribe” vale a pena. Pelo menos para ficar com esperança de que saia o terceiro filme e resolva as furadas do segundo. É o que esperamos. Sentados, obviamente.

Trailer:


Para quem não conseguir esperar o DVD, dá pra fazer o download no F.A.R.R.A.